Exercicios

Aula - Quinzena Literária Parte I
  • Assistir vídeos sobre o projeto que estão postados no blog na página do 5°Ano.
  • Ler em grupos a revista do projeto PETECA dando ênfase as falas dos personagens e grafando os direitos assegurados pela lei.
  • Ler, ouvir e cantar música: Direitos e deveres(Toquinho) - Página do 5°Ano.
  • Desenvolver a atividade proposta pelo blog.
  • Produzir dissertação sobre o assunto tento em vista as características abaixo:
Características do texto dissertativo:
Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.
01. É um texto predominantemente temático. Não significa que ele não pode ter figuras. Algumas aparecem, mas sempre de forma genérica. Por exemplo: Um príncipe - um indivíduo - um homem - uma 
mulher, etc.

02. O autor de um texto dissertativo pretende dizer somente a verdade, ele mostra os fatos, mas não está preocupado em convencer o leitor.
03. Como é um texto que pretende dizer somente a verdade, o tempo verbal mais usado é o Presente Atemporal.

04. Em vez de seguir ordem cornológica como a Narração, a Dissertação segue a ordem lógica.

05. É escrito de forma impessoal. Não se usa o pronome EU, ELE, ELA, NÒS, etc. O verbo ficará na 3ª pessoa. Ex: - É necessário, É importante dizer, etc.
06. Existe no texto relações de anterioridade e de posterioridade e por esse motivo é um texto dinâmico. 





LINK DOS TEXTOS:


TEXTOS


Texto 01 
AABNB   Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do Nordeste do Brasil
25 ANOS
Pelo social e pela justiça

C O N V I T E
 A AABNB tem o prazer de convidar o(a)  prezado(a) associado(a) de Fortaleza, para uma reunião no Meridional Center, Av. Santos Dumont, nº 779, Aldeota, Fortaleza (CE), dia 14/07/11 , a começar às 9h, onde serão tratados assuntos de interesse dos aposentados e pensionistas.

                                           Fortaleza, 5 de julho de 2011
                                       Miguel Nóbrega Neto- Presidente      

TEXTO 02



 TEXTO 03

-->
NOTA ZERO

Depois de liderar as manifestações contrárias à realização do provão do MEC para avaliar a qualidade dos cursos superior, o presidente da UNE (…) explicou o protesto estudantil às câmaras de TV:
- Eu acho que, não houveram tumultos.
Agora sim dá para entender porque a UNE queria que os estudantes entregassem em branco…

TEXTO 04
-->
A MULHER A MULHER INVISÍVEL

A recepcionista daquela clínica psiquiatra entrou na sala do médico e disse:
- Doutor, tem uma mulher ao fora dizendo que é invisível! E o psiquiatra:
- Diga a ela que não posso vê-la agora!

 TEXTO 05
-->
RECEITA

O doutor pergunta a loura;
Você tomou o remédio que eu receitei?
- Não doutor.
- Mas por quê?
- Porque estava escrito no remédio: conservar fechado!

TEXTO 06

-->
BÊBADOS ANIVERSÁRIO?

O bêbado entra em um velório e já começa a contar e bater palmas:
- Parabéns prá você… nesta data querida…
Um homem veio em sua direção e diz:
- Amigo, por favor, não faça isso! O senhor deve ter entrado no lugar errado…
- É, acho que entrei na festa errada mesmo.
Esse bolo está muito grande.
TEXTO 07
-->
PREFEITURA DE PELOTAS

Dizem que a prefeitura de Pelotas resolveu colocar uma espécie de relógio na praça central da cidade para contar quantos gays passavam por ali. Toda vez que passasse uma bicha o ponteiro do relógio daria uma volta. O relógio acabou virando ventilador.

TEXTO 08
-->
ACONTECEU

Um micro-ônibus que seguia pela Avenida São Miguel, na Zona Leste de São Paulo, perdeu o controle, subiu na calçada e bateu em duas lojas na madrugada desta sexta feira (15). O acidente aconteceu por volta das 4h, e ninguém ficou ferido.
As duas lojas atingidas tiveram a fachada e parte do telhado destruído. Umas delas é uma oficina mecânica. O acidente aconteceu na altura do número 5.200 da avenida.
São Paulo. 15 de julho de 2011.
 
TEXTO 09
-->
FUGINDO DO HOSPITAL

O visitante vai passando pelo corredor do hospital, quando vê o amigo saindo disparado, cheio de tubos, da sala de cirurgia:
- Aonde é que você vai, rapaz?!
- Tá louco, bicho, vou cair fora!
E o paciente:
- Era o que a enfermeira estava dizendo lá dentro: “Uma operaçãozinha de nada, rapaz! Coragem! Você tira isso de letra! Vai fundo, homem!”
- Então, por que você está fugindo?
- Porque ela estava dizendo isso era pro médico que ia me operar!
(Ziraldo. As melhores anedotas do mundo. Rio de Janeiro: Globo, 1988. P. 62)

TEXTO 10
-->
MENINO DIRETOR

De manhã, o pai bate na porta do quarto do filho:
- Acorda, meu filho. Acorda, que esta na hora de você ir para o colégio.
Lá dentro, estremunhado, o filho respondeu:
- Pai, eu hoje não vou para o colégio. E não eu vou por três razões: primeiro, porque eu estou morto de sono; segundo, porque eu detesto aquele colégio; terceiro, porque eu não aguento mais aqueles meninos.
E o pai respondeu lá fora:
- Você tem que ir. E tem que ir, exatamente, por três razões: primeiro, porque você tem um dever a cumprir; segundo, porque você já tem 45 anos; terceiro, porque você é o diretor do colégio.

TEXTO 11

TEXTO 12
-->
A CAUSA DA CHUVA

Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover logo, outro diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma conclusão. ____ Chove só quando a água cai do teto do meu galinheiro.
Esclareceu a galinha. ____ Ora, que bobagem! Disse o sapo de dentro da lagoa. Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas. ___ Como assim? Disse a lebre. Está visto que chove quando as folhas das árvores começam deixar cair as gotas d’água que tem dentro. Nesse momento começou a chove. ____
 
TEXTO 13
-->
Estreia de “A Fazenda” perde 20% de audiência da temporada anterior.
O começo da quarta edição de “A Fazenda”, da Record, teve queda de 20% com relação à estreia da temporada anterior. Onde tem, a emissora marcou 16 pontos de média, segundo dados consolidados do Ibope, contra os 20 pontos de média da temporada anterior. Cada ponto equivale a cerca de 60 mil domicílios na Grande São Paulo. Com o resultado, a Recordo ficou em segundo lugar. A Globo exibia no horário o final de “Tapas & Beijos” (28 pontos), “O Astro” (21 pontos) e o começo do “Profissão Repórter” (16 pontos). “A Fazenda 3” terminou com a melhor média de audiência das três edições do programa e, frequentemente, deixou a Globo em segundo lugar no Ibope, com cerca de 15 pontos em média, com 28% de share (participação entre TVs ligadas). Na primeira edição, o programa teve média de 14 pontos com 23% share. Já na segunda edição, alcançou média de 10 pontos com 17% share.

TEXTO 14
-->
Está morto: podemos elogiá-lo à vontade”
(Machado de Assis)
Fonte do texto: HTTP://pensador.uol.com.br/frase/MjYxMg/

TEXTO 15
-->
"Nosso amor é tão bonito, ela finge que me ama e eu finjo que acredito”
Fragmento
Nelson Sargento

TEXTO 16
-->
"Se chovesse felicidade, eu lhe desejaria uma tempestade. Feliz Ano Novo!”
(Autor Desconhecido)
Fonte: HTTP://www.sitequente. Com/frases/ano-novo.html

TEXTO 17
-->
As pessoas estão tão preocupadas sobre o que elas comerão entre o Natal e o Ano-Novo, mas elas realmente deveriam estar preocupadas sobre o que elas comem entre o Ano-Novo e Natal.”

           
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL




Atividade de religião
Escola Antonio Julião Neto
Aluno(a):____________________________________ N°___
Professora: Regiane Castro         5°Ano A
Atividades de Natal
Texto I
Numa tarde ensolarada, João e sua mãe saíram a passeio pelas alamedas da vizinhança em direção à praça. João se divertia pedalando a nova bicicleta que ganhara de Natal, enquanto sua mãe admirava-o com orgulho.
Lá chegando, a mãe acomodou-se em seu banco predileto enquanto João circulava animadamente ao redor da praça. Por alguns instantes a mãe não o enxergava, oculto pelas grandes árvores, mas ficava sossegada, pois conhecia a habilidade de João.
Cada vez que passava pelo banco da mãe, João acenava e ela olhava-o envaidecida.
Depois de passar várias vezes pela mãe, o menino resolveu demonstrar aquilo que tinha aprendido.
- Olhe, mamãe, estou dirigindo a bicicleta sem uma das mãos!
- Muito bem!
Alguns minutos depois, o filho volta dizendo:
- Mamãe, sem as duas mãos!
E a mãe apreensiva, lhe diz:
- Cuidado, querido, não a deixe embalar na descida.
Mais alguns minutos e ela se vira à direita para vê-lo, vindo em sua direção. Agora, equilibrando-se sobre a bicicleta:
- Veja, mãe, sem um pé!
E na volta seguinte:
- Mãããeee, sem os dentes!!
Pobre Joãozinho...  
                                                                                                                                        Eduarda Borges

01 - Marque X na resposta certa:

a) O texto fala sobre:
(  ) As aventuras de João com sua bicicleta.
(  ) O tombo de João.
(  ) A mãe de João.
(  ) A vida de João

b) A história acontece:
(  ) Numa rua movimentada.
(  ) Num parque da cidade.
(  ) Numa praça.
(  ) Numa vila.

c) A mãe de João estava apreensiva por que
(  ) O menino não queria ir embora.
(  ) O menino poderia cair da bicicleta.
(  ) O menino tinha desaparecido.
(  ) O menino não sabia andar de bicicleta

d) O texto termina dizendo "Pobre Joãozinho" por que
(  ) O menino quebrou a perna.
(  ) O menino chorou para mãe.
(  ) O menino caiu da bicicleta e quebrou os dentes.

e) O nome João é um substantivo:
(  ) próprio
(  ) comum

f) A palavra bicicleta é um:
(  ) adjetivo
(  ) substantivo comum

                   Texto II
Questão 02
Questão III
Transcreva o texto abaixo no caderno completando as lacunas e ilustre-o com capricho.
-->
Uma carta do Papai Noel

Marina recebeu uma carta do Papai Noel, mas está com um grande problema: seu gato, Senhor Fibes, estava com as patas sujas e, acidentalmente, deixou marcas na carta.
Ajude Marina! Leia a carta, descubra quais palavras estão faltando e reescreva-a, sem as marcas do Senhor Fibes .

Q_________ Marina,

   Obrigado por ter me enviado uma carta. Aqui no_________Norte estamos bem ocupados este ano! Os ajudantes estão ansiosos para que chegue o dia do_________. Eles têm trabalhado dia e noite para que os presentes _______ prontos a tempo. A Mamãe Noel até faz biscoitos__________de chocolate extras para nós. Eles são ótimos, acompanhados de um delicioso copo de _______ quente.
   Quando o trenó estiver _____________, já estarei pronto para partir em minha jornada pelo mundo. Depois que li sua carta, imagino que seja uma criança muito agradável. Isso me deixa feliz e satisfeito. Continue assim e todos gostarão muito de ___________________.
    Enquanto você estiver dormindo, na véspera do Natal, minhas _________________
pousarão em seu telhado e usarei meu pó mágico para entrar em sua casa e lhe deixar um ____________.
    Percebi que você gosta de bichos de ____________. Eu também tenho alguns e sempre durmo com um deles.
Tenho certeza de que farei uma ótima ____________ este ano. Lembre-se de dormir logo, pois assim poderei passar em sua casa primeiro – sempre espero as crianças dormirem para __________ .
Ho, ho, ho, tenha um ótimo Natal!
De seu grande ___________,
Papai Noel


Jogos Natalinos 

*Acesse o link abaixo e click no jogo orientado pelo professor.









Maria visita Isabel





Atividade Parcial de Português

GUERRA OU PAZ - Atividades de concordância verbal e nominal

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES QUE SEGUEM

GUERRA OU PAZ
A criação de um mundo de justiça, progresso e paz, para todos os povos, é dificultada pelo acréscimo e pelo aperfeiçoamento constantes de meios de destruição em massa. As conseqüências desse estado de coisas são duplamente angustiantes. Por um lado, fazem pairar sobre o mundo inteiro a ameaça de uma hecatombe sem precedentes. As radiações atômicas não respeitam fronteiras, não respeitam países. Nenhum povo está a salvo dos efeitos de um conflito nuclear maior.
Por outro lado, os imensos recursos humanos e materiais postos à disposição das indústrias bélicas e da pesquisa e desenvolvimento de armas são desviados da luta mundial contra a pobreza que sacrifica tantos povos. Quinhentos mil engenheiros e cientistas dedicam seu talento e suas energias ao aperfeiçoamento de técnicas de matar, e bilhões de dólares são gastos anualmente para esse fim. Apenas uma parte desses recursos intelectuais, financeiros e tecnológicos aplicada adequadamente bastaria para reverter as tendências atuais e permitiria que se começasse a reduzir a distância que separa grupos privilegiados de grupos desfavorecidos dentro de cada nação. A própria fisionomia de nosso planeta poderia ser transformada com isso.
A alternativa que se abre para nós é, portanto, insofismável. Ou prossegue a corrida armamentista, cercada de todas as injustiças, prolongando todos os egoísmos e multiplicando as causas de conflitos e os perigos de conflagração, ou as nações se unem, pondo o senso do futuro comum acima dos interesses individuais e das ambições de curto prazo. Com isso, o enorme potencial científico e técnico do mundo poderia ser utilizado para fins pacíficos, beneficiando a todos e permitindo o estabelecimento de relações baseadas na justiça e na solidariedade.
Amadou-Mathar. O correio da Unesco. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, ano 10, nº 5, 1982.p.4

1)PROCURE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS DESTACADAS NO TEXTO E REESCREVA AS RESPECTIVAS FRASES FAZENDO AS ALTERAÇÕES NECESSÁRIAS:

2) RESPONDA:
a) De acordo com o texto, o que dificulta a criação de um mundo de justiça, progresso e paz para todos os povos? 

b) Quais são as conseqüências desse estado de coisas? 

c) Observe a data de publicação deste texto. Na sua opinião, ele ainda é atual? Justifique sua resposta:

d) O que são “meios de destruição em massa”? Cite exemplos:

e) Quais são os recursos humanos envolvidos na indústria da destruição?

f) Quais são os recursos financeiros envolvidos na indústria da destruição?

g) O que possibilitaria reverter a situação em que se encontra o mundo atual?

h) Na sua opinião, para se iniciar uma era de paz e progresso para todos os povos, qual o único caminho a ser seguido pelas pessoas?

i) Por que um conflito nuclear seria uma hecatombe sem precedentes na história da humanidade?

j) A guerra com bombas é a única forma de violência que marca a nossa época? Justifique sua resposta.

ATIVIDADES GRAMATICAIS.
  1. 3 - COMPLETE AS FRASES ABAIXO, FAZENDO A CONCORDÂNCIA DAS PALAVRAS INDICADAS ENTRE PARÊNTESES. CONSULTE AS REGRAS DA CONCORDÂNCIA NOMINAL.
  1. Encontramos textos atuais sobre a violência mundial, em jornais e revistas ______________. (velho)
  2. A porta ____________ aberta deixava ver a destruição que fizeram na casa. (meio)
  3. A indústria de armas e canhões custam ______________. (caro).
  4. É ________________ a entrada de estrangeiros nos Estados Unidos. (proibido)
  5. A velha senhora, salva da guerrilha, nem ao menos disse “ muito ________________”. (obrigado)
  6. As guerras fazem _________________ vítimas no mundo inteiro. (bastante)
  7. É ___________________ sensibilidade para instaurar a paz no mundo. (preciso)
  8. As fotografias tiradas na guerra estão __________________ à carta. (anexo)
  9. Canhões e armas ________________________ causam destruição. (americano)
  10. Armas e canhões ________________________causam destruição. (americano)
  1. 4 - COMPLETE AS FRASES ABAIXO, FAZENDO A CONCORDÂNCIA DAS PALAVRAS INDICADAS ENTRE PARÊNTESES. Consulte as regras da concordância verbal.
  1. Soldados e governo __________________ ações bélicas contra inimigos. (praticar )
  2. _________ em busca de paz: o presidente, o papa e a rainha da Inglaterra. ( ir )
  3. O presidente, o governador e o prefeito _____________________ um grupo a favor da paz mundial. (formar)
  4. Ontem, em virtude da violência urbana, o povo brasileiro ______________ às ruas e ____________. (sair / protestar )
  5. Foi ele quem ______________________ a guerra. (provocar)
  6. O povo ____________________ de pé o acordo de paz entre as nações. (aplaudir)
  7. ____ pessoas presas neste local. (haver)
  8. _________ cinco dias que não atacam mais nosso país. (fazer)
  9. As pessoas _____________ campanhas pela paz em todo o país. (fazer)
  10. ______ cinco horas de viagem até a capital do país. (ser).
    5 -  Assinale a frase em que o verbo não obedece às normas da boa concordância:
    a) Fomos nós quem primeiramente lecionamos esta matéria.
    b) Fomos nós quem primeiramente lecionou esta matéria.
    c) Fomos nós os que primeiramente lecionamos esta matéria.
    d) Fomos nós que primeiramente lecionamos esta matéria.
    e) Fomos nós que primeiramente lecionaram esta matéria.

    6 - Leia os períodos a seguir e assinale a opção correta:
    1. Os Estados Unidos não só desenvolveu a indústria, mas também incentivou enormemente a agricultura.
    2. A antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas fez um acordo comercial com o Brasil.
    3. Quaisquer de vós seríeis barrados na fronteira.
    4. Qualquer de vós seriam barrados na fronteira.
    5. Os soldados bombeiros, estamos sempre de prontidão.
    a) Apenas o período 1 está correto.
    b) Apenas os períodos 1 e 3 estão incorretos.
    c) Apenas os períodos 1 e 4 estão incorretos.
    d) Apenas os períodos 1, 3 e 4 estão incorretos.
    e) Nenhuma das opções anteriores.

    7 - Assinale a opção em que a frase não pode ser completada com o verbo indicado entre parênteses:
    a) Três quintos da turma _______ à aula. (compareceram)
    b) Cinqüenta e cinco por cento dos candidatos ________ classificação. (objetivaram)
    c) Mais de um problema __________ sem solução. (ficou)
    d) Já _________ cerca de duzentos executivos. (voltaram)
    e) __________ duas horas para o início da prova. (faltava)

    8 -  Assinale a alternativa correta:
    a) Na sala haviam muitas crianças.
    b) Podia haver vinte pessoas na sala.
    c) Todos pareciam terem ficado zangados.
    d) Eu o maltratei faziam duas semanas.
    e) Fazem três meses que ela se casou.

    9 -  Assinale a alternativa em que há erro.
    a) Nunca tolerei as meio verdades.
    b) Os espíritos conformes aceitam a dor.
    c) Não há aula nos dias santos de guarda.
    d) Aquelas foram as sós palavras de carinho que ouvi na vida.
    e) Ele ficou toda a noite acordado.

    10 -  ............. meio-dia .............; no céu, ................. as trovoadas de verão
    a) Era - meia - anunciava-se
    b) Eram - meio - anunciavam-se
    c) Era - meio - anunciavam-se
    d) Era - meia - anunciavam-se
    e) Eram - meia - anunciavam-se

    11 -  Não ................. meios de avisá-los de que já ................ fazer anos que ................ em nosso estoque esses livros.
    a) houve - devem - falta
    b) houve - deve - faltam
    c) houve - devem - faltam
    d) houveram - devem - faltam
    e) houveram - deve – falta

    13 -  Assinale a opção que preencha corretamente os espaços:
    1. Segue, ________, a documentação
    2. Pedro está ___________ com o serviço militar
    3. Os vigias estão sempre ___________.
    4. Maria estava ____________ encabulada.
    a) anexo, quites, alerta, meio
    b) anexo, quites, alertas, meia
    c) anexa, quite, alerta, meio
    d) anexo, quites, alertas, meio
    e) anexa, quite, alerta, meia

    14 -  Ainda ............ furiosa, mas com ............... violência, proferia injúrias ............. para escandalizar os mais arrojados.
    a) meia - menas - bastantes
    b) meia - menos - bastante
    c) meio - menos - bastante
    d) meio - menos - bastantes
    e) meio - menas – bastantes

    15 -  (FMU) - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases abaixo:
    Vão ........... aos processos várias fotografias.
    Paisagens as mais belas ............
    Ela estava .............. narcotizada.
    a) anexas, possíveis, meio
    b) anexas, possível, meio
    c) anexo, possíveis, meia
    d) anexo, possível, meio
    e) anexo, possível, meia
16 - Observe a imagem abaixo.


*Vocês teriam coragem de tatuar esses dizeres dessa maneira nas costas de vocês? Sim, Não?  Por quê?

17 - Assinale com “C “ as frases corretas quanto a concordância e com “ I ” as frases incorretas:

1) (  ) Falou o Ministro e todos os seus assessores.
2) (  ) Saiu agora mesmo daqui seu tio e suas primas.
3) (  ) Não só os alunos, como também o diretor faltou às aulas.
4) (  ) Fumar e beber faz muito mal à saúde.
5) (  ) O comer e o dormir engordam.
6) (  ) Não só eu, mas também meus filhos estão com gripe.
7) (  ) Bebida, festas, dinheiro, mulheres, nada o tornava alegre.
8) (  ) Céu, mar, terra, rios, sol planetas, animais tudo se constituem dos mesmos elementos.
9) (  ) Tanto o marido como a mulher mentiu.
10) (  ) Deverá viajar conosco Ademir e Adriana.
11) (  ) Deus e demônio, brancos e negros, crentes e ateus, mulheres e homens, ninguém o igualava em tragédias ou em comédias.
12) (  ) Tanto você quanto eu estou na mesma situação.
13) (  ) O burro, o asno e o preguiçoso, sem pancadas, nenhum se mexe.
14) (  ) Veio ao aeroporto Giovanna, Lucas, Gabriel e os primos.
15) (  ) Giovanni ou Otaviano dirigirão o automóvel.
16) (  ) Chegou uma carta e um telegrama para Vossa Excelência.
17) (  ) Perder e ganhar é do esporte.
18) (  ) Os Sertões foram publicados em 1902 e são de autoria de Euclides da Cunha.
19) (  ) Luís, bem como seus irmãos, virá comigo.
20) (  ) As estrelas parecem brilhar mais intensamente hoje
21) (  ) As estrelas parece brilharem mais intensamente hoje
22) (  ) As crianças parece estarem com fome.
23) (  ) Vossa Santidade estejais em paz, que cuidaremos da sua segurança.
24) (  ) Tudo parecem rosas na vida.
25) (  ) Aquilo parecem fogos de artifício.

18 - Assinale a opção em que há erro de concordância:
(     ) Não eram caras a canetinha e o balãozinho que o camelô vendia.
(     ) O camelô vendia barato canetas e balões coloridos.
(     ) O camelô vendia barato os balõezinhos e as canetinhas.
(     ) Os balões e as canetas vendidos pelo camelô eram baratíssimos.
(     ) Os pequeninos balões e canetas, que o camelô vendia, não eram caros.

19 -  Verifique os períodos abaixo, e aponte a opção correta:
1. Os policiais estavam alerta.
2. Os policiais estavam alertas.
3. Os policiais, estávamos alerta.
4. Os policiais, estávamos alertas.
5. O policial estava alerta.
(     ) Estarão corretos apenas os períodos 2 e 5
(     ) Estarão corretos os períodos 2, 4 e 5
(     ) Estarão corretos os períodos 1 e 4
(     ) Estarão corretos os períodos 1, 3 e 5
(     ) Nenhuma das respostas acima.
20 - Observe a concordância:
1. Entrada proibida
2. É proibido entrada
3. A entrada é proibida
4. Entrada é proibido
5. Para quem a entrada é proibido?
(     ) a número 5 está errada
(     ) a 4 e a 5 estão erradas
(     ) a 2 está errada
(     ) todas estão certas
(     ) a 2 e a 5 estão erradas 

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.
Charles Chaplin

Boa Sorte!
Atividade sobre gravidez na adolescência
 http://www.youtube.com/watch?v=XnKFKBmhmCo

De acordo com o vídeo responda:

O que vocês percebem no relato das adolescentes?
· Pensando na escola, o que elas dizem?
· O que vocês acham que elas devem fazer em relação a isso?
· O adolescente mostrado no vídeo não está indo à escola. Por quê? O que vocês acham disso?
 · Que princípios da sociedade vocês consideram que é importante se resgatar?


· O que está explícito no convite do Tiago?
· Diante deste convite que postura Camila poderia adotar?
· Como Tiago reagiria a esta postura?
· Cite maneiras que Tiago e Camila poderiam usar para expressar carinho mútuo?





· Quando Camila sentiu que ia ‘rolar’algo a mais, o que ela deveria ter feito?
· A atitude de Tiago de tentar acalmá-la foi adequada? Por quê?
· Diante da recusa de Tiago como Camila deveria reagir?






Cartilha da gravidez na adolescência
Desde 1970, tem aumentado os casos de gravidez na adolescência e diminuído a idade das adolescentes grávidas.
Enquanto isso, a taxa de gravidez em mulheres adultas está caindo. Em 1940, a média de filhos por mulher era de 6. Essa média, calculada no ano de 2000 caiu para 2,3 filhos para cada mulher. Porém, o mesmo não acontece com as adolescentes.
Segundo os dados do IBGE, desde 1980 o número de adolescentes entre 15 e 19 anos grávidas aumentou 15%. Só para ter idéia do que isso significa, são cerca de 700 mil meninas se tornando mães a cada ano no Brasil. Desse total, 1,3% são partos realizados em garotas de 10 a 14 anos.
A gravidez ocorre geralmente entre a primeira e a quinta relação sendo o parto normal a principal causa de internação de brasileiras entre 10 e 14 anos.
Aproximadamente 27% dos partos feitos no SUS (Sistema Único de Saúde) no ano de 1999, foram em adolescentes de 10 a 19 anos, isso quer dizer que a cada 100 partos, 27 foram em adolescentes, dando um total de 756.553, naquele ano.
Cerca de 10% das adolescentes, de acordo com uma pesquisa feita em alguns Estados brasileiros em 1996, tinham pelo menos 2 filhos aos 19 anos.
Entre 1993 e 1999 houve aumento de aproximadamente 30% do número de partos feitos no SUS em adolescentes mais jovens, entre 10 a 14 anos.
Aproximadamente 17% dos homens entre 15 e 24 anos, segundo uma pesquisa feita em alguns Estados brasileiros, em 1996, já engravida ram alguma parceira.
As principais causas da gravidez são: o desconhecimento de métodos anti-concepcionais, a educação dada a adolescente faz com que ela não queira assumir que tem uma vida sexual ativa e por isso não usa métodos ou usa outros de baixa eficiência (coito interrompido, tabelinha) porque esses não deixam "rastros".O uso de drogas e bebidas alcóolicas comprometem a contracepção, além das que engravidam para casar-se.
A adolescente tem problemas emocionais devido a mudança rápida em seu corpo ou, como ela esconde a gravidez, o atendimento pré-natal não é adequado. Podem ocorrer problemas como aborto ou dificuldade na amamentação.
Por que acontece a gravidez na adolescência?
A maioria das gravidezes na adolescência não são planejadas, isto é, acontecem sem intenção, causada por diferentes fatores individuais ou sociais. Porém, não é por isso que a gravidez não vai ser bem vinda. Existem vários fatores que contribuem com esse quadro:
Já não causa tanto espanto sabermos que meninas de 10, 11, 12 anos tenham vida sexual ativa, assim como aparecem em consultórios portando alguma doença sexualmente transmissível (DSTs) e ou grávida.

O que levaria as adolescentes a engravidar? Nunca foi tão divulgado os meios para evitar a gravidez como nos dias atuais, e mesmo assim, o número de adolescentes grávidas á cada vez maior.
Porém, são muitos os motivos que tornam uma adolescente mais vulnerável a uma gravidez, mas o principal deles, é a falta de um projeto de vida, a falta de perspectiva futura.
Não podemos dizer que toda gravidez na adolescência é indesejada, indesejadas são as gravidezes que acontecem por abuso sexual ou por falha de métodos anticoncepcionais.
Os repetidos casos que aparecem nos consultório de psicólogos e médicos, apontam que muitas dessas adolescentes possuem um desejo de serem mães, da qual elas não tem consciencia.
A falta de um projeto de orientação sexual nas escolas, família, comunidade de bairro, igrejas.
A mídia é outro vilão nessa questão, exagerando na erotização do corpoAlgumas pessoas que são vistas na passarela, revista, cinema e televisão são para os adolescentes verdadeiros ídolos, ídolos esses que passam uma imagem de liberação sexual, e a tendência de um fã é sempre copiar o que seu ídolo faz.
A falta de informação dos pais de adolescentes é um fator fundamental. Não havendo em casa alguém que possa informa-los, que sirva de modelo, que tire suas dúvidas e angústias, como esperar dos adolescentes comportamentos mais adequados? Como querer que eles aguardem o tempo mais adequado para aproveitar a sexualidade como algo bom, saudável e necessário para o ser humano?
Assim, cada grupo deverá ler e discutir os aspectos tratados no texto, e baseados nele e na “Estória de Camila” deverão compor cenas para criar uma dramatização, porquanto estas são formas ricas e atraentes de ilustrar a realidade cotidiana dos adolescentes.


CENAS PARA DRAMATIZAÇÃO
1- Uma adolescente que ficou grávida e irá comunicar a gravidez ao seu namorado. Montar a cena com a REAÇÃO DELE E DELA FRENTE À GRAVIDEZ (aspecto psicológico);
2 - Uma adolescente em sala de aula começa a chorar e conta que está grávida. Montar a cena com a REAÇÃO DO PROFESSOR E DOS COLEGAS (aspecto social);
3 - Uma adolescente, após ser deixada pelo namorado, comunica à mãe que não quer mais o bebê. Montar a cena com a REAÇÃO DA MÃE (aspecto social – aborto);
4 - Um casal de adolescentes se descobre grávido. Ambos resolvem buscar um médico para melhores informações. Montar a cena com as EXPLICAÇÕES DO MÉDICO (aspecto biológico).
Importa nesta atividade de dramatização que os alunos empreguem o senso crítico e reflexivo acerca da gravidez na adolescência.
Atividade de Interpretação e Produção
Aluno: _________________________________________ Série 9º Ano_____ Nº._________
Disciplina: PORTUGUÊS___________________PROFESSORA:                                
DATA: 05/04/2010
Leia o texto a seguir para responder às questões de01 a 04:
Entrevista
O problema não é comprar
A jornalista americana Alissa Quart, autora de um livro sobre
hábitos de compra dos adolescentes, fala do consumismo juvenil
Veja – O jovem é um consumista?
Alissa Quart – Todo mundo é consumista, em maior ou menor grau, adultos ou adolescentes. Em 2001, os jovens gastaram 155 bilhões de dólares nos Estados Unidos. Em média, o adolescente americano gasta 60 dólares por semana do próprio dinheiro. Apenas 56% desse valor vem da mesada dos pais. O restante ele ganha sozinho, normalmente trabalhando em empregos de meio período.
Veja – Por que os jovens estão comprando produtos de luxo?
Alissa – Porque nos últimos anos as empresas adotaram a estratégia de direcionar esses produtos para os jovens. Esse avanço foi influenciado pelo estilo de vida dos astros de rap e hip hop, que valorizam esses produtos em sua música e em sua vida pessoal. Marcas caras, como Louis Vuitton, tornaram-se símbolos de cultura popular. O interesse por esses símbolos de status também cresceu bastante entre os adultos e, por conseqüência, entre seus filhos.
Veja – Por que os pais não tentam barrar essa avalanche de consumismo juvenil?
Alissa – Porque o consumismo não é considerado um problema. O que preocupa é se as filhas vão engravidar ou se os filhos vão se viciar em crack. Nesse contexto, consumir é inofensivo. O consumo é visto como uma conquista do adolescente, sua primeira inserção no mundo adulto. Os pais dão mesadas aos filhos como uma preparação para a responsabilidade de ter o próprio dinheiro. Na verdade, o consumismo só se torna realmente perigoso quando assume proporções exageradas.
Veja – Como mostrar a um adolescente que um produto de luxo que ele deseja comprar está fora da realidade?
Alissa – Pais e filhos deveriam tentar um olhar crítico em relação à mídia e à publicidade. Não é fácil, pois o marketing moderno utiliza-se de técnicas sutis para atingir os jovens. É comum nos Estados Unidos “infiltrar” num shopping center adolescentes usando marcas de grife. A idéia é estimular seus amigos a comprar aqueles produtos. Os pais não devem apenas dizer não. Precisam também estar atentos às técnicas para induzir as compras.
O problema não é comprar. Veja On-line. Disponível em: <http://veja.abril.uol.com.br/especiais/jovens_2003/p_080.html#entrevista> Acesso em: 30 out. 2006.
1. As entrevistas têm objetivos diversos, de acordo com a informação que veiculam e do público que desejam atingir. Na entrevista “O problema não é comprar”:
a) ( ) foi entrevistada uma pessoa pública, de destaque na mídia, com objetivo de promovê-la;
b) ( ) foi entrevistada uma autoridade conhecida do público da revista, com o objetivo de fornecer detalhes sobre sua vida pessoal;
c) ( ) foi entrevistada uma especialista no assunto abordado, com o objetivo de informar e explicar ao público sua opinião a respeito do tema;
d) ( ) foi entrevistada uma autoridade no assunto, com a finalidade de descrever dados científicos que justificam sua tese.
2. Assinale a alternativa que expressa, de acordo com o tema e objetivo da entrevista, a opinião mais relevante da entrevistada:
a) ( ) O consumismo não é o pior hábito que um adolescente pode ter, além disso, o consumismo só se torna perigoso, quando assume proporções exageradas.
b) ( ) Os pais devem tentar impedir o consumismo desenfreado dos adolescentes, principalmente os que freqüentam shopping-centers.
c) ( ) O consumismo é um hábito estimulado pelas empresas que, ao direcionar produtos para jovens têm como objetivo também atingir aos pais.
d) ( ) Os pais não devem apenas dizer não, devem proibir seus filhos de freqüentar os shopping-centers em que haja adolescentes infiltrados, usando marcas de grife.
3. As aspas em “infiltrar”, na última resposta da entrevistada foram usadas para:
a) ( ) Indicar o uso de uma expressão em outro idioma.
b) ( ) Dar destaque a uma citação.
c) ( ) Indicar o uso de uma expressão em sentido figurado.
d) ( ) Dar destaque a uma expressão de sentido desconhecido para o leitor.
4. Qual a sua opinião a respeito do consumismo juvenil? Releia os argumentos de Alissa Quart e redija um texto argumentativo expondo os motivos pelos quais o jovem pode – ou não – ser considerado consumista.









 Texto   II
ELES GASTAM MUITO
Com apetite consumista maior do  que o da  média da população, o  jovem brasileiro sabe onde quer  gastar  e ainda influencia as compras da família.

5  - Disserte a respeito do texto acima... Lembre-se dos elementos fundamentais  para  uma dissertação.

_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

TEXTO III
_________________________________________________________________________________
37% dos jovens brasileiros se interessam muito por fazer compras, índices superior aos de:
* Franceses ........... 32%
* Japoneses .......... 31%
* Argentinos ......... 28%
* Americanos ....... 12%
_________________________________________________________________________________
O principal objeto de desejo dos jovens entre 12 e 14 anos é o computador. entre os de 15 a 20 anos, são um carro e um celular novo.
_________________________________________________________________________________
25% gostariam de trocar o computador nos próximos seis meses.
_________________________________________________________________________________
o que eles têm no quarto:
_________________________________________________________________________________
43% aparelho de som                                    11% telefone fixo
39% TV (classes A e B)                                11% CD
25% walkman                                               10% videocassete
16% videogame                                            10% computador
_________________________________________________________________________________
Pesquisa das Ipsos/Marplan feita em oito capitais brasileiras mostra que os jovens:
                                                                                        Jovens                            População em Geral
* vão ao cinema                                                                 32%                                      15%
* compraram tênis nos últimos 30 dias                                35%                                      17%
* fazem compras em shoppings                                           37%                                     33%
* viajaram nos últimos 12 meses                                          53%                                     46%
* gostam de comprar roupas                                               55%                                     33%            
_________________________________________________________________________________

6- O texto III é caracterizado como
A - (  ) descritivo
B - (  ) narrativo
C - (  ) informativo
D - (  ) instrutivo

7 - O que,  na sua opinião, os três textos têm em comum? Há diferenças entre  eles?
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________

TEXTO IV
" Consumismo é comprar aquilo de que não precise, com o dinheiro que não se tem para impressionar alguém  de quem não se  goste."

 Autor desconhecido.

8 - Você concorda  com a citação acima? Justifique  sua resposta.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________

TEXTO V

Só serei feliz

Se tiver grana, roupas legais e puder gastar com o que bem entender.
A gente não vai aqui repetir o velho ditado dizendo que “dinheiro não traz felicidade”, como se isso fosse um consolo para quem está sem grana. Mas também não dá para bancar a cínica e rebater afirmando que “trazer, não traz, mas compra”. Brincadeiras à parte, a verdade é que a felicidade é um estado que não se compra, mas pode ser encontrada nas coisas mais simples da vida. Você pode experimentar, por exemplo:
* Tomar um picolé;
* Levar seus olhos para passear e ver quanta coisa bonita existe na natureza para ser apreciada;
* Dividir uma pizza com os amigos;
* Andar de mãos dadas com o namorado;
* Surpreender seu pai que chegou cansado do trabalho com um beijo carinhoso;
* Sair para passear com seu cachorrinho;
* Tomar conta da filhinha da vizinha e brincar de fazer bolinhas de sabão.
Enfim, dá para resumir em poucas palavras: encontrar a felicidade é bem mais fácil do que você imaginava, não é mesmo?

(Revista Atrevida. Número 161.janeiro/2008.pág.32.Fragmento adaptado.) 
9 - Esse texto foi  escrito para
A - (  ) garotas
B - (  )  pais
C - (  ) namorados
D - (  ) idosos

10  - Há uma opinião  no  trecho
A - (  )  Se tiver grana, roupas legais e puder gastar com o que bem entender.
B  - (  )  a felicidade é um estado que não se compra, mas pode ser encontrada nas coisas mais simples da vida.
C  - (  )  Sair para passear com seu cachorrinho.
D - (  )  trazer, não traz, mas compra”.


"Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha".
Paulo Freire
Atividade de recuperação de inglês
atividade de recuperação

Atividade parcial de Inglês 7º ano A e B
Leiam atentemente as questões abaixo e responda-as no caderno
com todos os seus dados e da Escola

-->
1-Fill the calendar with the commemorative dates of each month.


Inglês
Celebretions
January
1
february
13
march
8
april
21
may
8
june
29
july
20
august
11
sepetember
7
october
15
november
15
december
25


2- Fill in the blanks according to figure

A special celebretion in my coutry
Christmas day 

 

WHERE? ________________
WHEN ? _________________
WHO ? __________________
WHAT ? ___________________________________________________
             ___________________________________________________
             ___________________________________________________


3- Look at the calendar aboves. Complete these sentences aboot special days in the U.S.A.

1- Father's Day is june.

2- ______________________ is October.

3- St. Patrick's Day is ____________________

4-___________________ is Mother's Day.

5- __________________is Independence Day is the U.S.

6- Valentine'ss Day is _____________________ .

7- Cristimas is ________________ .

8- New Yeasr's Eve is ___________________ .

4- Underline the best alternative end complete the sentences

1- I get up ________ 6 o'clock every day.
On / At

2- My father end I go fishing _________ Saturday.
On / It

3- The Movie is __________ 8:00
At / In

4- Grandma was at home ______ the weekend.
On / in

5- I was in Paris _______ March.
On / In

5 – Leia o histórico da escola “ In english” da ativdade do 8° Ano e resolva os ítens abaixo.


-->
A-Em que dia mês e ano a escola foi fundada ?


 B-Por que a escola se chama Antonio Julião Neto ?


 C-Quantos compartimentos e alunos haviam nela no inicio de tudo ?
    E quantas há hoje em dia ?


 D-Por que foi necesessário criar um anexo ?


 E-Na gestão de que prefeito a escola foi unificada ?

F- Na sua opnião o que melhorou com a unificação da escola ? 

G- O que, na sua opnião, falta para que nossa escola seja referencia para o municipio ?


Good Luck !!

I learned that I can not demand love from anyone ...
I can only give good reasons to like me ...
And be patient for life to do the rest ...






Atividade Parcial de Português 4º bimestre 9º ano
"Leiam atentemente as questões abaixo e responda-as no caderno
com seus dados e os da Escola." 
-->

Texto I
Texto para as questões 1, 2 e 3.

Sinal fechado

(…) –Me perdoe a pressa,
é a alma dos nossos negócios…
-Oh, não tem de quê,
eu também só ando a cem…

(…)

-Tanta coisa que eu tinha a dizer,
mas eu sumi na poeira das ruas…
-Eu também tenho algo a dizer,
mas me foge à lembrança…
-Por favor, telefone, eu preciso
[beber
Alguma coisa rapidamente…
-Pra semana…
-O sinal…
-Eu procuro você…
-Vai abrir! Vai abrir!
-Prometo, não esqueço…
-Por favor, não esqueça…
-Não esqueço, não esqueço…
-Adeus…

Paulinho da Viola.

01. O uso das reticências denotam:
a) As interrupções que ocorreram na breve e apressada conversa.
b) A ausência de interesse das personagens em conversar.
c) A omissão de falas que podem parecer agressivas.
d) A enumeração de acontecimentos que deram origem ao encontro.
e) Omissões de fatos que a personagem queria ocultar.

02. A palavra que poderia retratar bem o texto lido seria:
a) fome
b) pressa
c) medo
d) amizade
e) sinceridade

03. Podemos inferir do texto que:
a) a vida corrida não nos permite ter amigos.
b) sempre estamos rodeados de amigos.
c) os muitos compromissos nos impedem de priorizar as amizades.
d) nunca temos tempo.
e) não é bom ter amigos.

Texto II
Para as questões 4 e 5.

Educar é amar e dobrar

 CARVALHO, José Manuel. Disponível em: Acesso em: 3 out. 2007.

04. Considerando-se as formas retratadas e a circunstância que elas representam, o título da foto sugere que educar é:

a) viver momentos de descontração.
b) compartilhar experiências.
c) construir um ambiente seguro.
d) alcançar a condição do outro.
e) transmitir ensinamentos adequados.

05. Associando as idéias dos textos I e II, compreendemos que:

a) temos que ter tempo.
b) o tempo é importante.
c) o tempo não é nosso aliado.
d) nós é que fazemos o tempo.
e) precisamos dividir o tempo para valorizarmos o que é importante.

Leia o texto abaixo para responder as questões 6, 7 e 8.

Texto III
Aprenda a falar difícil

Em minha empresa, parece que o povo, do gerente para cima, fala outro idioma. Por que as pessoas ficam inventando expressões estranhas ou usando palavras estrangeiras, quando é muito mais fácil falar português?
Lélio, São Caetano, SP.

Para impressionar, Lélio. As pessoas que complicam o vocabulário fazem isso com dois propósitos bem claros. O primeiro é financeiro. “Falar abobrinha” pode ser sinônimo de “Verbalizar cucurbitáceas”, mas a segunda turma, via de regra, ganha mais. Você mesmo confirmou isso, ao dizer: “do gerente para cima”. O segundo motivo é se proteger. Através dos tempos, cada profissão foi desenvolvendo sua maneira particular de se expressar. Economista fala diferente de advogado, que fala diferente de engenheiro, que fala diferente de psicólogo, e todos eles falam diferente de nós.

Quando mais complicado uma pessoa fala, mais fácil ele poderá depois explicar: “Não foi bem isso que eu disse”. Na prática, a coisa funciona assim. Se você tiver uma pergunta – qualquer pergunta – e consultar alguém de Marketing, ouvirá como resposta que é preciso “fazer um brainstoming e extrapolar os dados”. Alguém de Recursos Humanos dirá que, “enquanto seres funcionais, temos de vivenciar parâmetros holísticos”. Um engenheiro opinará que a coisa se deve a fatores inerciais de natureza não-técnica”. E uma pessoa de Sistemas diria que a empresa está “num processo de reformulação de conteúdo”. E assim por diante.
Essa foi uma grande lição que aprendi na vida corporativa. Quando tinha alguma dúvida, perguntava a um Diretor. E aprendia uma palavra nova. Aí, ia me informar com o Seu Anísio da Portaria. Porque ele era o único capaz de me explicar direitinho a situação. “É, vem chumbo grosso por aí”. Portanto, Lélio, e par bem de sua carreira, sugiro que você comece a aprender esses “idiomas estranhos”. Falando de maneira simples, e sendo entendido por todos, você chegará, no máximo, a Supervisor. Adotando uma verbalização direcional intrínseca, poderá chegar a Diretor.
(GEHRINGER, Max. Sua carreira. Época, São Paulo: Editora Globo, N.º 411, 2006. P. 67)

6. Resumindo-se os motivos apresentados no texto para explicar a complicação do vocabulário, “falar difícil” funciona como:

a) marca de poder aquisitivo e mecanismo de autopreservação profissional.
b) maneira de separar funcionários e patrões e tática de garantia da produtividade.
c) meio de aumentar lucros e artimanha para impedir as idéias dos concorrentes.
d) garantia de competência técnica e recursos para valorizar os ouvintes.
e) indicador da competição entre funcionários e instrumento de aproximação dos clientes.

7. No fragmento “Economista fala diferente de advogado, que fala diferente de engenheiro, que fala diferente de psicólogo, e todos eles falam diferente de nós,” encontramos um pronome que se refere ao termo anterior, portanto é pronome:

a) demonstrativo
b) relativo
c) possessivo
d) pessoal reto
e) interrogativo

8. “e todos falam diferente de nós” (…) A conjunção apresentada no fragmento indica:

a) conclusão
b) explicação
c) oposição
d) alternância
e) adição

Texto para as questões 9 e 10.
Texto IV

Infinito Particular
1 – Eis o melhor e o pior de mim
O meu termômetro, o meu quilate
Vem, cara, me retrate
Não é impossível
5 – Eu não sou difícil de ler
Faça sua parte
Eu sou daqui e não sou de Marte
Vem, cara, me retrate
Não vê, tá na cara, sou porta-bandeira de mim
10 – Só não se perca ao entrar
No meu infinito particular
Em alguns instantes
Sou pequenina e também gigante
Vem, cara, se declara
15 – O mundo é portátil
Pra quem não tem nada a esconder
Olha minha cara
É só mistério, não tem segredo
Vem cá, não tenha medo
20 – A água é potável
Daqui você pode beber
Só não se perca ao entrar
No meu infinito particular
(Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Carlinhos Brown)

9. No verso “Eu sou daqui e não sou de Marte”,

a) está implícita a ideia de que o eu-lírico gostaria de ser de Marte e não daqui, mesmo que o “daqui” seja simbólico.
b) Há uma solicitação clara para que o interlocutor presta atenção ao local de onde é o eu-lírico e que também perceba a distância entre “daqui e Marte”.
c) Aparece subentendida a ideia de que o eu-lírico acredita que, se ele fosse de Marte, poderia ser complicado para o interlocutor “retratá-lo”. (Subentender significa que a expressão não parece explicitamente no texto, e sim nas entrelinhas ou na sua profundidade).
d) está contida a ideia central do texto, uma vez que nesse verso o eu-lírico estabelece o local do texto.
e) Constata-se uma repetição porque “Marte” também pode ser o mesmo lugar que “daqui” e vice-versa.

10. “A água é potável / Daqui você pode beber / Só não se perca ao entrar / No meu infinito particular” Encontramos nessa estrofe preposições cujo valor semântico dão ideia, respectivamente, de:

a) tempo, causa e lugar
b) modo, lugar e origem
c) origem, meio e causa
d) lugar, tempo e lugar
e) tempo, lugar e tempo

11) Assinale a alternativa em que ocorreu erro de concordância nominal.
 
a) livro e revista velhos
b) aliança e anel bonito
c) rio e floresta antiga
d) homem, mulher e criança distraídas

12) Assinale a frase que contraria a norma culta quanto à concordância nominal.
 
a) Falou bastantes verdades.
b) Já estou quites com o colégio.
c) Nós continuávamos alerta.
d) Haverá menos dificuldades na prova.

13) Há erro de concordância nominal na frase:
 
a) Nenhuns motivos me fariam ir.
b) Estavam bastante fracos.
c) - Muito obrigada, disse a mulher.
d) Foi um crime de lesa-cristianismo.

14) Está correta quanto à concordância nominal a frase:
 
a) Levou camisa, calça e bermuda velhos.
b) As crianças mesmo consertariam tudo.
c) Trabalhava esperançoso a moça e o rapaz.
d) Preocupadas, a mãe, a filha e o filho resolveram sair.

15) Cometeu-se erro no emprego de ANEXO em:
 
a) Anexas seguirão as fotocópias.
b) Em anexo estou mandando dois documentos.
c) Estão anexos a certidão e o requerimento.
d) Anexo seguiu uma foto.

16) Há erro de concordância nominal na seguinte frase:
 
a) Vós próprios podereis conferir.
b) Desenvolvia atividades o mais interessantes possíveis.
c) Anexa ao requerimento,está  a documentação solicitada.
d) Ele já estava quite e tinha bastantes possibilidades de vitória.

17) Assinale o erro de concordância nominal.
 
a) Maçã é ótimo para isso.
b) É necessário atenção.
c) Não será permitida interferência de ninguém.
d) Música é sempre bom.

18) Assinale a frase imperfeita quanto à concordância nominal.
 
a) O artista andava por longes terras.
b) Realizava uma tarefa monstro.
c) Os garotos eram tal qual o avô.
d) Aquela é a todo-poderosa.

19) Em qual alternativa apenas a segunda palavra dos parênteses pode ser usada na lacuna?
 
a) Estudei música e literatura............................ ( francesa / francesas )
b) Histórias quanto.............................. tristes. ( possível / possíveis )
c) Nem um nem outro......................... fugiu. ( animal / animais )
d) Só respondia com .......................palavras. ( meio / meias )

20) Marque o erro de concordância.
 
a) Os alunos ficaram sós na sala.
b) Já era meio-dia e meio.
c) Os alunos ficaram só na sala.
d) Márcia está meio vermelha.

21) Assinale a opção em que o nome da cor apresenta erro de concordância.
 
a) Tem duas blusas verde-musgos.
b) Usava sapatos creme.
c) Comprou faixas verde-azuladas.
d) Trouxe gravatas azul-celeste.

22) Aponte o erro de concordância.
 
a) Vi homem e mulher animados.
b) Era uma pseuda-esfera.
c) Encontramos rio e lagoa suja.
d) Regina ficou a sós.

23) Marque a frase com palavra mal flexionada.
 
a) Comprou camisas vermelho-sangue.
b) Assuntos nenhum lhe agravavam.
c) Não há quaisquer perspectivas.
d) Elas não se abrem por si sós.

24) (PROF.-MT) A frase em que a concordância nominal contraria a norma culta é:
 
a) O poeta considera ingrata a terra e o filho.
b) O poeta considera ingrato o filho e a terra.
c) O poeta considera ingratos a terra e o filho.
d) O poeta fala de um filho e uma terra ingratas.
e) O poeta fala de uma terra e um filho ingratos.

25) (T.A.CÍVEL-RJ) "tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria mesmo era escrever em português."

Das frases abaixo, a que contraria a norma culta quanto à concordância
nominal é:

a) Tornou-se clara para o leitor minha posição sobre o assunto.
b) Deixei claros para o leitor meus pontos de vista sobre o assunto.
c) Ficou clara para o leitor minha posição e meus argumentos sobre o
assunto.
d) Ficaram claras para o leitor minha posição e argumentação sobre o
assunto.
e) Quero tornar claros para o leitor serem estes meus argumentos sobre o
assunto.

26) (TFC) Assinale a opção em que não há erro.

a) Seguem anexo os formulários pedidos.
b) Não vou comprar esta camisa. Ela está muito caro.
c) Estas questões são bastantes difíceis.
d) Eu lhes peço que as deixem sós.
e) Estando pronto os preparativos para o início da corrida, foi dada a
largada.

27) Leia um dos links “pérolas do ENEM” escolha quatro dessas pérolas, transcreva-as e comente-as

A) pérola 1
B) pérola 2
C) pérola 3
D) pérola 4
Boa Sorte !!!

"Não devemos ter medo dos confrontos.
Até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas."
Charles Chaplin

Comentem as questões, argumentando de acordo com o que você compreendeu. CAPRICHEM!









Atividade Parcial de Inglês 6º ano C

https://docs.google.com/document/d/1uUqgj1JQWc19hlBiUjCAXFUc71_K-wwhLcfyq9Bp-5s/edit?hl=pt_BR#



Atividade Parcial de Inglês 4º Bimestre 8º ano A e B
Leiam Atentamente o Historico Escolar e Respondam ( In English, of Corse )as Perguntas Abaixo:
SCHOOL HISTORY

The community of Bonsucesso always been considered one of the largest district of the town of Wall. The people who lived there had high expectations, including the most desired was to build a school that would serve all children and adolescents who previously had to move to the center or even to more distant schools.In 1996 the administration of Mayor Dr. Moura Junior and vice Glicério Jose Bernardo Torres de Araujo in order to serve the community bought land from three families who lived in that same location, Messrs. Julian Antonio Neto da Silva (Mr. Januario) Mario Varela and Mrs. Eliza Julian. Soon after the land purchase has been started the construction of the envisioned educational organization, which was named one of the former owners of the land, Mr. Julian Antonio Neto (in memory).On August 4, 1996 the current administration Professor José Bernardo Torres de Araujo gave the community of Bonsucesso the long-awaited work, a model school and lined the entire floor, consisting of: 03 classrooms, 02 toilets, 01 canteen, office 01 01 galleries and courtyard. That same year, the school serves students from kindergarten to third grade contemplating a number of 115 children. The clientele was largely made up of children of farmers. Its social function is intended to educate citizens, assuring student access, retention and systematic acquisition of knowledge, by establishing an environment conducive to meaningful learning and practices of democratic life.In 1999 enrollment number is growing significantly, requiring the school to function with an attachment. It was a great challenge to all who made this school unit. Children who lived there came in the economic, social and cultural unfavorable. With the desire to help them and knowing that all the educational institution's role is to educate, the school spared no effort to organize and deliver a quality learning. In 2006 the administration of Mayor Dr. Valderlan Fechine jamacaru, the school is covered with over 02 classrooms via PRODEM and 2007 with over 03 classrooms usingthe city itself. The school and local community is happy for another conquest.Currently, Julian Neto Antonio EMEIEF located Raimundo Alves dos Reis Street (Dock) No. 120, District Bonsucesso, CEP: 62795-000, Phone: 3331-1475, Barrier - Ce, Tax ID: 01.705.019/0001-04 is maintained by the Municipality of Barrier and aims and intended to provide educational services.It serves 500 students with 265 students in Elementary I, Elementary II in 200, 15 students and 20 students Literate Brazil Young Pro Camp.The clientele of the school is low-class, predominantly families where parents work at home, scraping brown and / or stitching shoes, others work out in mini factories, some of these families now also work in small factions of Jens.The community where the school is installed is predominantly focused on residential, with very few stock trades. The community has a municipal school, a kindergarten, a CRAS (Centre for Reference and Social Care); a FHP Program (Health and Family), is also well served as the religious aspect, has a chapel where Our Lady of Guadalupe Catholics are weekly. The community has grown significantly.The school has the following basic structure has 35 employees, 16 teachers, school 01secretario, 03 administrative staff, 01 lunch box, 04 auxiliary service, 02 porters, 03 guards, 01 educational psychology, educational coordinator 01, 01 general and 03 technical director in computer science. Its physical structure is composed of 07 classrooms, 01 computer lab that has 16 computers, 01 printer, connection to broadband Internet, available for elementary school students I and II, ProJovem - Campo, Brazil and community Alfabetizdo school and local, as well as training by the school, teachers room, reading room that has a significant collection, books, textbooks, several educational games, books, Children and Youth, TV and DVD; agency that has 02 computers, 02 printers, 01 HP , 01 and 01 matrix Copier Samsung, directors, cafeteria, courtyard, galleries, male and female toilets, a bathroom and a classroom accessible. This education establishment has an outdoor area where children play, talk, live in harmony, especially in the breaks.Thinking about providing our students a pleasant environment for living, our school arbonizamos with ornamental plants, fruit and medicinal.In 2010 an important event marks the history of school Julian Antonio Neto, the cost laptops - one computer per student. And to get this project went through some reforms such as: on-site, wireless network covering the entire length of the school, broadband connection, replacement of portfolios on school desks and chairs, lockers to store laptops and classrooms have been barred for security reasons. Teachers were trained in September of this team of technical and pedagogical CFU / CRED, in November saw the release of UCA Project, thus creating a desire for our children, adolescents, parents and teachers.The implementation of this project involves the training of human resources that will be gradually involved in its operation to the proposal and boost innovation in schools through educational practices that enable rich new learning to students, teachers and school manager.

21 comentários:

  1. Além de esclarecedor,muito simples pra se entender,abre nossos olhos para uma realidade que está ao lado.Amei muito as histórias das meninas,em certos momentos os comentários delas são até engraçados.Prova de sua inocência e imaturidadade.Acredito que foi um dos melhores trabalhos que fizemos,muito empolgante e o melhor é que se deixa de lado a Gramática e se aborda um assunto tão real e ao mesmo tempo tão esquecido pela sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Isso é um tema que tem que ser tratado muito hoje em dia e essas senas são muito marcante. Agente fica até assustado com a quantidade e a idade dessas meninas.

    ResponderExcluir
  3. Gravedez na adolecencia é um tema que sempre devemos comentar, um fato que marca nosso Brasil e a nossa cidade de Barreira. bjs tia Regiane bom documentario.

    ResponderExcluir
  4. o documentário foi muito educativo,a gravidez na adolescência é um problema em evolução no nosso paío tema deve ser comentado e discutido por todos.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. o documentario foi sensacional.
    nos ensina a viver mais a vida que temos pela frente.

    ResponderExcluir
  6. o historico escolar tem muitas informações de muitas coisas antigas,hoje em dia a escola está muita envoluda,pois suas tecnológias está muito avançada...
    hoje a escola conseguiu realizar o sonho que todos esperavam...
    é uma escola moderna que amaioria dos alunos tem vontade estudar nela!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Um tema super intereçante e que envolve naum so a população adulta mais sim também adolescêntes e criança, pois temos que estar bem informado pois assim saberemos evitar mais e aproveitarmos mais a nossa adolescência.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com a tia Regiane o documentario foi muito esclarecedor....!!!!

    ResponderExcluir
  9. adorei o trabalho estava muito bom, esclarecedor.

    ResponderExcluir
  10. É um caso tragico mas o filme sobre gravidez na adolecencia é um otimo assunto de se tratar,ficou bem claro.

    ResponderExcluir
  11. achei muito esclarescedor...todo público gostou por que é um tema q envolve todos...mas como a própria professora disse:é só o começo! valeu. Rosilene

    ResponderExcluir
  12. esses videos foram esclarecedores...gostei muito tanto dele como do filme juno...monara siva

    ResponderExcluir
  13. (Janiel)eu acho que é outro problema no nosso Brasil,
    o caso de muitas meninas estarem gravidas é por falta de conpreeção dos pais.

    ResponderExcluir
  14. (NAYRES)esse assunto é muito bom de se tratar pois serve para abrir os olhos das meninas para que não façam a mesma coisa que as outras.

    ResponderExcluir
  15. eu acho que os problemas das meninas grávidas está muito sério nos dias de hoje pois está fazendo muitas polemicas no brasil e no mundo inteiro!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Esses videos mostram a vida de muitas adolecentes que engravidam.Esse problema existe no Brasil e no mundo e mostra como é dificil a vida de uma adolecente que engravida na adolecencia. (ymarle)

    ResponderExcluir
  17. Esse documentário tem como tema gravidez na adolescencia.Mostrando a vida de garotas com na maioria das vezes a familia desestruturada,e assim causando um abalo na sociedade.( JANIELE )

    ResponderExcluir
  18. Acho esse assunto muito interessante pois mostra como é a situação de muitas adolescentes no mundo.(SAMILA)

    ResponderExcluir
  19. o caso sobre a gravidez na adolescencia está muito sério nos dias de hoje pois a maioria das mulheres adolescente engravidam e não asumem os seus filhos.. achei o filme muito interesante pois retrata a vida dos adolescente,que vivem mais ou menos na miséria..e amaioria das vezes abandonam , ou deixam seus pias toamarem de conta.

    ResponderExcluir
  20. acho muito interesante pois atravez dasses vidios podemos ver a historia dessas adolescentes.(ELISIANE)

    ResponderExcluir