Simulado de Português Solange I
http://marciofelix2011.xpg.uol.com.br/saresp2007/5ano/portugues/manha/saresp_2007_5o_ano_Lingua_Portuguesa.htm
Simulado I - 4º Bimestre
http://www.anossaescola.com/cr/testes/mariap/9ANOFPORT.htm
https://docs.google.com/file/d/0BzPewewkSxkzRy1nV3dNMlYwZkU/edit
https://docs.google.com/file/d/0BzPewewkSxkza1FiWWt4STkxNUk/edit
Simulado para pesquisa
http://marciofelix2011.xpg.uol.com.br/menuavaliacoes.html
http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/05/cadernos-de-atividades-prova-brasil.html
http://profwarles.blogspot.com.br/2012/07/simulados-preparatorio-para-prova.html
http://camocimceara.blogspot.com.br/2012/11/simulado-da-prova-do-spaece-atividade.html
https://dl.dropboxusercontent.com/u/37372115/Simulado_SPAECE_LP_3_MAntero/Simulado_SPAECE_LP_3_MAntero.htm
http://www.anossaescola.com/cr/testes/dulcilene/provabrasilmatematicabloco1quintoano2011_2.htm
http://www.anossaescola.com/cr/testes/dulcilene/simulado_spaece_NONOano_2011_1.htm
SIMULADO DE PORTUGUÊS
SIMULADOS VARIADOS
Simulado de matemática - 4° Bimestre
Simulado de Matemática
Fase I - 4° Bimenstre
E.M.E.F Antonio Julião
Neto
Aluno:
__________________________________________________- N°:_____
Professora:__________________
5° Ano A
1 - A organização de
um campeonato de futebol recebeu a inscrição de 14 equipes. Se cada
uma tinha 12 jogadores
quantos atletas se
inscreveram?
( ) A -26 ( ) B
-168
( ) C -62 ( ) D
-420
2 - Toda semana,
Ricardo coloca R$ 5 no cofrinho. Quantos reais ele terá juntado após
12 semanas?
( ) A -12 reais (
) B -60 reais
( ) C -70 reais ( ) D -65 reais
3 - A capacidade máxima
de transporte em um elevador de carga é de 1.320 kg. No máximo,
quantos sacos de milho de 50 kg cada podem ser transportados de uma
só vez nesse elevador?
( ) A -20 ( ) B - 25
( ) C -26 ( ) D
-27
4 - Qual destes objetos
pesa menos que meio quilo?
( ) A - Um peso para
musculação de 1,5 kg
( ) B -Um pacote de
café de 250 g
( ) C -Um queijo
pesando 750 g
( ) D -Um fardo de 2,5
kg de algodão
5 - Um pão de 510 g
foi dividido em 20 fatias do mesmo tamanho. Quantos
gramas,
aproximadamente, tem cada fatia?
( ) A - 25 g ( )
B - 50 g
( ) C - 12 g ( )
D - 51 g
6 - Uma embalagem de
biscoito indica que 100 g do produto fornecem 240 calorias. Quantos
gramas de biscoito fornecem aproximadamente 500 calorias?
( ) A -250 g ( )
B -200 g
( ) C -260 g ( )
D -300 g
7 - Seis copos de 300
ml equivalem a quantos litros?
( ) A -1,5 L ( )
B - 1,8 L
( ) C -3 L ( ) D
-6 L
8 - Quantos centímetros
de altura tem uma pessoa que mede 1,68 m?
( ) A -16 cm ( )
B -18 cm
( ) C -168 cm ( )
D -180 cm
9 - De um rolo de fita
que continha 10 m, usei 2,5 m para decorar pacotes de presente.
Quantos centímetros sobraram?
( ) A -7,5 cm ( )
B -75 cm
( ) C -750 cm ( )
D -7.500 cm
10 - Quantas vezes 10
minutos cabem em uma hora?
( ) A -2 ( ) B
-3
( ) C -4 ( ) D
-6
11 - Um dos livros de
Júlio Verne se chama A Volta ao Mundo em 80 dias. Quantos meses
demorou a viagem contada no livro, de acordo com o título?
( ) A -Dez; ( ) B
-Mais de três;
( ) C -Quatro;
( ) D -Menos de três.
#Observe a tabela de
preços do estacionamento e responda as questões 12 e 13:
12 - Se Carlos deixou
seu carro no estacionamento às 15h25 e buscou às 16h14, quanto ele
pagou ao sair?
( ) A -R$ 2,00
( ) B -R$ 3,00
( ) C -R$ 4,00
( ) D -R$ 5,00
13 - Fernanda deixou
seu automóvel no estacionamento às 14h20. Se ela pagou R$ 5,00
quando saiu, a que horas isso aconteceu?
( ) A -Depois das
17h20; ( ) B -Antes das
17h20;
( ) C -Duas horas
depois de ter chegado; ( ) D -Uma hora depois de ter
chegado.
14 - Qual dos conjuntos
de notas abaixo NÃO apresenta R$ 10,00?
( ) A -
( ) B -
( ) C - ( ) D -
15 - Juntando três
notas de R$ 5,00, quantas moedas de 50 centavos faltarão para eu
completar R$ 20,00?
( ) A -1
( ) B -5
( ) C -10
( ) D -12
16
- Para fazer uma receita de biscoito, Raquel deve usar de xícara
de chá de açúcar. Qual das xícaras abaixo mostra a quantidade que
ela deve usar para fazer 3 receitas ao mesmo tempo?
(
) A -Xícara 1
(
) B -Xícara 2
(
) C -Xícara 3
(
) D -Xícara 4
17
- Ricardo e seus irmãos ganharam cada um uma pequena barra de
chocolate, todas do mesmo tamanho. Cada um comeu um pedaço da sua
barra e, depois, guardou o restante.
Quem
comeu mais chocolate?
(
) A -Ricardo ( ) B -Pedro
(
) C -Fábio ( ) D
–Marcelo
18
- Observe o cardápio de uma lanchonete.
Paula
tem R$ 6,00. Ela poderá comprar:
(
) A -Uma coxinha, um bolo e um suco de fruta.
(
) B -Uma coxinha, um quibe e um refrigerante.
(
) C -Uma empada, um brigadeiro, um picolé e um suco de fruta.
(
) D -Um pão de queijo, um brigadeiro e um refrigerante.
19
- Roberto comprou um livro que custa R$ 6,30 e fez o pagamento com
uma nota de R$ 20,00. Quanto recebeu de troco?
(
) A -R$ 26,30 ( ) B -R$ 14,30
(
) C -R$ 13,30 ( ) D -R$ 13,70
20
- Como se escreve, com palavras, o número a seguir?
(
) A -Seiscentos e sete mil e dois.
(
) B -Sessenta mil setecentos e dois.
(
) C -Seis mil setecentos e dois.
(
) D -Sessenta setenta e dois.
21
- Em todos os números abaixo o algarismo escondido é o 5. Qual é o
maior número?
22
- Que número está representado pela letra A na fita abaixo?
(
) A -3 ( ) B -3,1 ( ) C -3,2 ( ) D -3,4
23
- Entre os números abaixo, qual é maior que 6,07?
(
) A -6,1 ( ) B -6,03 ( ) C -6,06 ( ) D -6,02
A
figura representa o padrão do mosaico no chão de um salão de
festas. Parte do piso já foi colocado. Considerando cada quadradinho
como uma unidade de área, observe a figura e responda:
24
- Qual é a área total do chão em que já foi colocado o piso?
(
) A -20 unidades
(
) B -22 unidades
(
) C -24 unidades
(
) D -25 unidades
25
- Na hora de colocar os azulejos na parede, o senhor Manoel quebrou
alguns deles ao meio. Quantos azulejos no total foram usados nesta
parede?
(
) A -9
(
) B -15
(
) C -12
(
) D – 6
26
- Paulo encomendou uma pizza e pediu ao atendente que fosse
de
milho,
fossem de calabresa e o restante, de frango com requeijão.
Que
fração da pizza foi feita no sabor frango com requeijão?
(
) A -
(
) B -
(
) C -
(
) D -
27
- Angélica comprou 1,5 kg de banana, 0,8 kg de maçã e 1,2 kg de
mamão. Quantos quilogramas de frutas ela comprou?
(
) A -1 kg ( ) B -3 kg
(
) C -4,5 kg ( ) D -3,5 kg
28
- Toda semana, Victor coloca algumas moedinhas em seu cofrinho. No
mês de maio do ano passado, ele colocou R$ 1,40 na primeira semana,
R$ 2,25 na segunda semana, R$ 1,75 na terceira semana e R$ 2,38 na
última semana. Quanto ele guardou no cofrinho no mês de maio?
(
) A - R$ 8,87
(
) B -R$ 7,78
(
) C -R$ 8,58
(
) D -R$ 7,58
29
- Qual dos números abaixo é formado por uma centena de milhar, duas
dezenas de milhar e cinco unidades?
(
) A -1205 ( ) B -120005
(
) C -125000 ( ) D -1250
30 - Em uma viagem de
avião, cada passageiro pode transportar até 20 kg de bagagem. Se a
mala de Priscila pesa 17,5 kg, qual das seguintes lembranças de
viagem ela pode carregar, além da mala, para não pagar multa por
excesso de peso?
( ) A -Um tambor
africano que pesa 15 kg.
( ) B -Uma coleção
de livros de arte pesando 5 kg.
( ) C -Um casaco de
esquimó que pesa 7,5 kg.
(
) D -Um par de sapatos italianos pesando 600 g.
Boa
Sorte!!!!!
Mil
dias não bastam para aprender o bem; mas para aprender o mal, uma
hora é demais.
Simulado de Português II
Escola Antonio Julião Neto
Aluno:____________________________________________________________ N°:_____
Professora: Regiane Castro 5°Ano A
TEXTO 1
MACAQUINHO CARINHOSO
Toda noite o macaquinho passava para a cama do pai e ficava mexendo, e pulando, e dando chute, e não deixava o pai dormir. Então, o pai perguntava para ele:
– Por que você passa toda noite pra minha cama?
– Porque sinto frio.
O pai o cobriu com o lençol, a colcha e o cobertor e o macaquinho ficou muitas noites sem passar para a sua cama.
De repente, lá estava ele outra vez. E dava chute e não deixava o pai dormir. O pai quis saber:
– Por que você passa toda noite pra minha cama?
– Porque tenho fome.
E o pai dava mamadeira e ele ficava muitos dias sem incomodar o pai. Em poucos dias, lá estava ele. E, quando o pai perguntava, um dia era de vontade de fazer xixi, outro dia era medo, no outro era porque o berço estava apertado. E tudo o pai resolvia. E sempre o macaquinho estava de volta. Até o dia em que o macaquinho resolveu falar claro:
– Eu quero ficar na sua cama porque fico com saudades de você.
E o pai entendeu, e o macaquinho o abraçou e o beijou. E, daí pra frente, não passou mais para a cama do pai, porque brincavam juntos e o pai tinha tempo para ele.
COELHO, Ronaldo Simões. Macaquinho. Belo Horizonte, Lê, 1985.
http://www.escolasaopaulo.com.br/arquivos/b20083af.pdf
1 - O assunto do texto está relacionado a:
A - problemas de família. B - conversa entre mãe e filho.
C - brincadeiras de criança. D - relação entre pai e filho.
2 - Marque a opção que apresenta a explicação do macaquinho para ir para a cama do pai:
A - Sinto frio, tenho fome, quero passear.
B - Tenho fome, vontade de fazer xixi, quero ficar acordado.
C - Tenho vontade de fazer xixi, medo, o berço é apertado e sinto saudades.
D - Quero um brinquedo novo, berço apertado e saudades.
3 - De acordo com o texto, o que o pai fazia em relação aos pedidos do filho?
A - O pai ouvia, mas nem ligava.
B - O pai ouvia e só atendia os mais fáceis.
C - O pai ouvia e resolvia os problemas.
D - O pai não ouvia nem ligava para o filho.
4 - São características do pai
A - ser bravo e preguiçoso. B - ser compreensivo e atencioso.
C - ser dorminhoco e calmo. D - ser carinhoso e comilão.
5 - De acordo com o texto, entendemos que o macaquinho precisava de
A - educação. B - alegria.
C - presentes. D - carinho.
-->
Escola Antonio Julião Neto
Aluno:____________________________________________________________ N°:_____
Professora: Regiane Castro 5°Ano A
TEXTO 1
MACAQUINHO CARINHOSO
Toda noite o macaquinho passava para a cama do pai e ficava mexendo, e pulando, e dando chute, e não deixava o pai dormir. Então, o pai perguntava para ele:
– Por que você passa toda noite pra minha cama?
– Porque sinto frio.
O pai o cobriu com o lençol, a colcha e o cobertor e o macaquinho ficou muitas noites sem passar para a sua cama.
De repente, lá estava ele outra vez. E dava chute e não deixava o pai dormir. O pai quis saber:
– Por que você passa toda noite pra minha cama?
– Porque tenho fome.
E o pai dava mamadeira e ele ficava muitos dias sem incomodar o pai. Em poucos dias, lá estava ele. E, quando o pai perguntava, um dia era de vontade de fazer xixi, outro dia era medo, no outro era porque o berço estava apertado. E tudo o pai resolvia. E sempre o macaquinho estava de volta. Até o dia em que o macaquinho resolveu falar claro:
– Eu quero ficar na sua cama porque fico com saudades de você.
E o pai entendeu, e o macaquinho o abraçou e o beijou. E, daí pra frente, não passou mais para a cama do pai, porque brincavam juntos e o pai tinha tempo para ele.
COELHO, Ronaldo Simões. Macaquinho. Belo Horizonte, Lê, 1985.
http://www.escolasaopaulo.com.br/arquivos/b20083af.pdf
1 - O assunto do texto está relacionado a:
A - problemas de família. B - conversa entre mãe e filho.
C - brincadeiras de criança. D - relação entre pai e filho.
2 - Marque a opção que apresenta a explicação do macaquinho para ir para a cama do pai:
A - Sinto frio, tenho fome, quero passear.
B - Tenho fome, vontade de fazer xixi, quero ficar acordado.
C - Tenho vontade de fazer xixi, medo, o berço é apertado e sinto saudades.
D - Quero um brinquedo novo, berço apertado e saudades.
3 - De acordo com o texto, o que o pai fazia em relação aos pedidos do filho?
A - O pai ouvia, mas nem ligava.
B - O pai ouvia e só atendia os mais fáceis.
C - O pai ouvia e resolvia os problemas.
D - O pai não ouvia nem ligava para o filho.
4 - São características do pai
A - ser bravo e preguiçoso. B - ser compreensivo e atencioso.
C - ser dorminhoco e calmo. D - ser carinhoso e comilão.
5 - De acordo com o texto, entendemos que o macaquinho precisava de
A - educação. B - alegria.
C - presentes. D - carinho.
TEXTO 2
Guilherme,
Depois
que você foi morar aí no Rio Grande do Sul eu fiquei sabendo que é
uma coisa muito chata a gente viver sem um amigo perto.
Mas aí apareceu o Tuca.
E foi por causa dele que eu fiquei sabendo que quero ser professor.
E a gente ficou amigo.
E ele não tem pai nem ninguém pra ser transferido pro Sul. Eu comecei então a achar que a nossa amizade ia durar.
Mas não durou: hoje a gente brigou.
E o pior é que eu não entendi por quê.
[...]
E aí se acabou: não fiquei mais numa boa. Pra ser franco eu fiquei na pior.
Achei que só você ia me entender, por isso que eu tô te escrevendo.
Mas já tô começando a achar que nem você vai compreender.
Paciência: vou mandar a carta assim mesmo.
Mas aí apareceu o Tuca.
E foi por causa dele que eu fiquei sabendo que quero ser professor.
E a gente ficou amigo.
E ele não tem pai nem ninguém pra ser transferido pro Sul. Eu comecei então a achar que a nossa amizade ia durar.
Mas não durou: hoje a gente brigou.
E o pior é que eu não entendi por quê.
[...]
E aí se acabou: não fiquei mais numa boa. Pra ser franco eu fiquei na pior.
Achei que só você ia me entender, por isso que eu tô te escrevendo.
Mas já tô começando a achar que nem você vai compreender.
Paciência: vou mandar a carta assim mesmo.
Rodrigo
NUNES,
Lygia Bojunga, Tchau
6 - O texto acima é
A
- uma propaganda. B - um bilhete.
C
- uma carta. D - um aviso.
7 -
De acordo com o texto, quando Rodrigo crescer, quer ser
A
- professor. B - músico.
C
- arquiteto. D -jornalista.
8 - Rodrigo está contando as novidades e seus sentimentos para
A
- Tuca. B - Rodrigo.
C
- Guilherme. D - seu pai.
Texto 3
"Era
uma vez uma cozinha onde todos os eletrodomésticos e utensílios
eram muito amigos..."
09 - Observe o quadrinho acima. A frase que poderia ser colocada no
balão, indicando a pergunta que o ventilador fez para a lixeira é
A
- O ventinho está refrescante! B - Você quer um ventinho?
C
- Você gosta de ventinho. D - O forno está quente?
TEXTO 4
CLASSIFICADOS
POÉTICOS
Procura-se
vivo ou morto
Um sapo de estimação
Que morava no jardim em frente.
Puxa vida! Era um sapo tão sabido
Que até piscava o olho pra gente.
Mas o jardim acabou,
Virou o supermercado
E o sapo, coitado...
Será que alguém come o sapo enlatado?
Um sapo de estimação
Que morava no jardim em frente.
Puxa vida! Era um sapo tão sabido
Que até piscava o olho pra gente.
Mas o jardim acabou,
Virou o supermercado
E o sapo, coitado...
Será que alguém come o sapo enlatado?
MURRAY,
Roseana. Classificados
poéticos.
Belo Horizonte, Miguilim.
10 - O título do texto é Classificados
poéticos.
Os classificados são textos muito usados em:
A
- jornais. B - livros.
C
- televisão. D - rádio.
11 - De acordo com o texto, o lugar onde o sapo vivia se transformou em
A
- um jardim. B - uma praça.
C
- um parque. D - um supermercado.
12 - Na frase “Será que alguém come o sapo enlatado?”, a palavra enlatado tem o sentido de colocado:
A
- na lata. B - no cano.
C
- em lotes. D - no mercado.
Bruno
levou para a sua sala de aula um jornal para ler para sua turma.
13 - O texto de um jornal serve para
A
- divulgar notícias do dia.
B
- receitar um remédio.
C
- preparar uma pizza.
D
- cantar uma música.
- Este cartaz da Campanha contra a Dengue foi colocado no pátio
da escola.
14 - O balão do cartaz indica que o personagem
A
- convoca os estudantes para contarem histórias sobre a dengue.
B
- alerta para a necessidade de cuidar da água parada.
C
- sugere como tratar as pessoas com dengue.
D
- pede ajuda para o combate à dengue.
15 - No primeiro quadrinho, o Menino Maluquinho, no primeiro balão, diz
para o Bocão que ele deve
A
- pescar com mais freqüência. B - ser mais inteligente.
C
- ter mais paciência. D - comer mais peixe.
Texto 5
PINGUIM
Os
pinguins são aves marinhas que não voam. São aves robustas, com
uma camada protetora de gordura em volta de seus corpos. As asas são
envolvidas por potentes nadadeiras, que podem impulsionar o pinguim
através da água como um torpedo, tornando-o capaz de pegar peixes e
lulas com seu forte bico. As asas quase não possuem penas, mas o
corpo é protegido por penas pequenas, espessas e impermeáveis. Em
terra, os pinguins andam aprumados ou bamboleantes.
Geralmente, os pinguins adultos são negros, com a barriga branca. Mas muitos possuem cores distintas em volta da cabeça, às vezes com plumas ou cristas de penas cor de laranja. A maior espécie é o imperador, que mede aproximadamente 120cm e pesa até 45kg. Seu colarinho laranja e amarelo lhe confere uma aparência luminosa.
Geralmente, os pinguins adultos são negros, com a barriga branca. Mas muitos possuem cores distintas em volta da cabeça, às vezes com plumas ou cristas de penas cor de laranja. A maior espécie é o imperador, que mede aproximadamente 120cm e pesa até 45kg. Seu colarinho laranja e amarelo lhe confere uma aparência luminosa.
16 - O texto tem o objetivo de
A
- contar uma história. B - passar informações.
C
- contar uma piada. D - ensinar algumas regras.
17 - Os pinguins são aves marinhas que não voam. Os pinguins, assim
como outras aves, possuem
A
- nadadeiras. B - pelos.
C
- penas. D - colarinho.
TEXTO 6
O
soldado chega correndo e diz pro capitão:
– Capitão, perdemos a batalha.
E o capitão, rápido:
– Vai todo mundo procurar!
– Capitão, perdemos a batalha.
E o capitão, rápido:
– Vai todo mundo procurar!
18 - O texto acima é
A
- uma piada B - um poema
C
- uma carta D - uma receita
-
Capitão, perdemos a
batalha.
19 - A palavra em destaque, na frase, significa
A
- não encontrar. B - ser derrotado.
C
- chegar atrasado. D - ser roubado.
TEXTO 7
No
último dia de férias, Mariana falou para sua mãe que estava
ansiosa para voltar às aulas. Estava com saudades da escola, da
professora e, principalmente, da sua amiga Vanessa. Queria muito
encontrá-la e dar um forte abraço nela.
Mariana foi dormir depressa para chegar logo o dia seguinte, acordar bem cedinho e correr para a escola.
Mariana foi dormir depressa para chegar logo o dia seguinte, acordar bem cedinho e correr para a escola.
“Queria
muito encontrá-la e dar um forte abraço nela”.
20 - A palavra em destaque refere-se
A
- à escola. B - à mãe de Mariana.
C
- à Vanessa. D - à professora.
Questão 3 - Leia a seguinte tira:
21 - De acordo com a historinha, o Maluquinho:
( ) A -não gosta muito do seu primo Mauricinho;
( ) B -está ajudando a sua mãe a arrumar a casa para receber uma visita;
( ) C -adora o seu primo Mauricinho;
( ) D -está lavando a porta de entrada para receber o seu primo.
( ) B -está ajudando a sua mãe a arrumar a casa para receber uma visita;
( ) C -adora o seu primo Mauricinho;
( ) D -está lavando a porta de entrada para receber o seu primo.
Leia a tirinha:
22- As
palavras destacadas nas falas do Maluquinho:
(
) A -mostram o interesse que ele tem pela culinária;
(
) B -indicam os momentos em que ele está falando mais alto;
(
) C -são usadas pelo personagem para comparar sua cabeça com algum
tipo de comida;
(
) D -estão relacionadas à culinária e também descrevem a
personalidade do menino.
23 - As
reticências (...) presentes nos três últimos quadrinhos indicam
que:
(
) A -faltam palavras na fala do Menino Maluquinho;
(
) B -o texto que se iniciou em um balão de fala irá continuar no
outro;
(
) C -o menino está fazendo muitas perguntas ao leitor;
(
) D -o texto de cada um dos quadrinhos terminou e, no próximo,
começará um texto novo.
- Leia a tirinha:
24 - A
situação mostrada nessa historinha é engraçada porque:
(
) A -podemos ver que Junim vai ficar feliz e agradecido por ter
recebido o recado dado pela mãe;
(
) B -justamente o amigo que traz o recado é que vai fazer o Junim
chegar em casa mais uma vez com a roupa suja;
(
) C -com certeza, Bocão vai levar uma bronca da mãe por ter pisado
na poça de lama;
(
) D -Junim se assustou com a gritaria de Bocão.
Leia
a tirinha.
25 - A
interjeição "AI!", no primeiro quadrinho, indica que a
personagem está:
(
) A - suspirando de alegria; ( ) B - sentindo dor;
(
) C - indignada; ( ) D - triste, desolada.
- Leia o seguinte trecho: Texto 8
A maior parte dos internamentos de crianças decorrentes de acidentes domésticos, como já vimos, é causada por traumatismo craniano. E os ambientes mais propícios para esse tipo de acidente são as salas, corredores e quartos da casa. Neles, estão as escadas, sacadas, janelas e a maioria dos móveis. Também é comum a ocorrência de choques elétricos, sufocamentos e intoxicações. Sem falar da porta de entrada da casa, que deve permanecer sempre trancada para evitar que a criança vá para a rua sem que ninguém veja.
http://www.aprendebrasil.com.br/reportagens/acidentes/sala.asp
http://www.aprendebrasil.com.br/reportagens/acidentes/sala.asp
26 - A palavra grifada nesse texto se refere a:
( ) A -uma pessoa que corre;
( ) B -um cavalo de raça própria para corridas;
( ) C -parte da casa estreita e longa que liga os demais cômodos;
( ) D -passagem de águas perigosas para navegação.
27 - Escolha a palavra que completa o seguinte ditado:
Quem semeia vento colhe _______. ( ) A -Tempestade.
( ) B -Milho.
( ) C -Cimento.
( ) D -Sementes.
- Leia o seguinte trecho:
Texto 9
( ) B -um cavalo de raça própria para corridas;
( ) C -parte da casa estreita e longa que liga os demais cômodos;
( ) D -passagem de águas perigosas para navegação.
27 - Escolha a palavra que completa o seguinte ditado:
Quem semeia vento colhe _______. ( ) A -Tempestade.
( ) B -Milho.
( ) C -Cimento.
( ) D -Sementes.
- Leia o seguinte trecho:
Texto 9
No Brasil, o basquetebol foi introduzido em São Paulo no ano de 1896 por um missionário norte-americano, Augusto F. Shaw. No início, era praticado no Mackenzie College, na Escola Normal da Praça e nas ACMs. Porém, logo se disseminou rapidamente, ainda que como uma atividade de lazer.
(http://www.aprendebrasil.com.br/educacao_fisica/modalidades/basquete.asp)
28 - Qual é o tema desse texto?
( ) A -A vida de missionário norte-americano.
( ) B -A história do basquetebol no Brasil.
( ) C -As escolas de São Paulo.
( ) D -A prática de atividades de lazer.
(http://www.aprendebrasil.com.br/educacao_fisica/modalidades/basquete.asp)
28 - Qual é o tema desse texto?
( ) A -A vida de missionário norte-americano.
( ) B -A história do basquetebol no Brasil.
( ) C -As escolas de São Paulo.
( ) D -A prática de atividades de lazer.
Boa Sorte!!!!
TEXTO 2
Simulado Prova Brasil 2011
Escute atentamente as orientações do professor e marque as respostas no gabarito.
Acessem o link abaixo:http://www.folhacat.com.br/simulados-prova-brasil-2011/
http://www.proprofs.com/quiz-school/story.php?title=simulado-de-lngua-portuguesa-spaece
http://www.anossaescola.com/cr/testes/dulcilene/simulado_do_spaece_portugues_BLOCO2.htm
http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/saeb-x-prova-brasil-467321.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/saeb-x-prova-brasil-467321.shtml
Avaliação Parcial de Português 6º ano C
Preenchão Com seus dados e os dados da Escola.
Leiam com Atençaõ
Um cardápio variado
Os besouros estão em toda parte do planeta. Para eles, a natureza é uma fonte inesgotável
de alimentos. Veja só:
O serra pau tem esse nome porque se alimenta de madeira. Uma espécie é chamada
de rola-bosta, por sua preferência por excrementos, enquanto outra tem hábitos
mais “refinados”, pois só come pétalas de flores.
O bicudo e a broca são terríveis para a lavoura do algodão; o bicudo come a flor
antes dela abrir-se, enquanto a broca ataca a raiz, enfraquecendo a planta.
A joaninha, que também é um besouro, ajuda a combater as pragas das plantações.
Ela chega a comer cerca de 20 pulgões por dia.
Há também besouros que adoram uma biblioteca, mas ali não vão para uma boa
leitura, e sim para devorar os livros. Nesse caso, são as suas larvas que perfuram as
capas dos livros, causando o maior estrago.
de alimentos. Veja só:
O serra pau tem esse nome porque se alimenta de madeira. Uma espécie é chamada
de rola-bosta, por sua preferência por excrementos, enquanto outra tem hábitos
mais “refinados”, pois só come pétalas de flores.
O bicudo e a broca são terríveis para a lavoura do algodão; o bicudo come a flor
antes dela abrir-se, enquanto a broca ataca a raiz, enfraquecendo a planta.
A joaninha, que também é um besouro, ajuda a combater as pragas das plantações.
Ela chega a comer cerca de 20 pulgões por dia.
Há também besouros que adoram uma biblioteca, mas ali não vão para uma boa
leitura, e sim para devorar os livros. Nesse caso, são as suas larvas que perfuram as
capas dos livros, causando o maior estrago.
Fonte: Adaptado de Globo Ciência: Ano 2, nº. 20.
1. O besouro que prejudica a agricultura é o:
a) Serra pau.
b) Bicudo.
c) Joaninha.
d) Rola-bosta.
Leia a fábula abaixo:
O leão e o rato
O leão e o rato
Um Leão dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que passou correndo
sobre seu rosto. Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para matá-lo,
quando o Rato suplicou:
- Ora, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua
bondade.
Rindo por achar ridícula a idéia, assim mesmo, ele resolveu libertá-lo.
Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por
caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se.
O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre.
Então disse:
- O senhor riu da idéia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava
receber de mim qualquer favor em troca do seu! Mas agora sabe, que mesmo um pequeno
Rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso Leão.
Moral:
Os pequenos amigos podem se revelar os melhores e mais leais aliados.
bondade.
Rindo por achar ridícula a idéia, assim mesmo, ele resolveu libertá-lo.
Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por
caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se.
O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre.
Então disse:
- O senhor riu da idéia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava
receber de mim qualquer favor em troca do seu! Mas agora sabe, que mesmo um pequeno
Rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso Leão.
Moral:
Os pequenos amigos podem se revelar os melhores e mais leais aliados.
Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/fabula3a.htm
2. Quando o rato dirige-se ao leão trata-o como “Senhor”. Essa forma de tratamento
indica:
a) Inferioridade do leão.
b) Superioridade do rato.
c) Respeito do rato para com o leão.
d) Humildade do leão.
Leia o texto:
A galinha medrosa
A galinha medrosa
Logo ao nascer do sol, uma galinha medrosa, que acordou antes das outras, saiu
do galinheiro.
Ainda tonta de sono e meio distraída, viu a própria sombra atrás dela e levou o maior
susto:
- Cocó... cococó... cocoricó... socorro! Tem um bicho horroroso me perseguindo!
Cocoricó... cocoricó...
16Língua Portuguesa –
Anos Iniciais do Ensino Fundamental -
Prova Brasil -
2009
E saiu correndo pra lá e pra cá, toda arrepiada, soltando penas para tudo quanto é
lado.
A barulheira acordou as outras galinhas que, assustadas saíram do galinheiro (...)
Fonte: LACOCCA, Liliana e Michele. A galinha e a sombra. SP: Ática, 1990
.
a) Acordar com o nascer do sol.
b) Ver sua própria sombra.
c) Acordar antes das outras.
d) Ver um bicho no galinheiro
Leiam o texto Abaixo
própria sacola, de preferência as de
pano resistente”, aconselha o presidente
do Instituto Ethos, Ricardo
Young. Com esse gesto simples,
você deixará de participar da farra
das sacolinhas plásticas, que entopem
cada vez mais os lixões das
grandes cidades.
4. O conselho dado por Ricardo Young pretende:
a) Contribuir para a preservação do meio ambiente.
b) Evitar desperdício das sacolas plásticas.
c) Vender mais sacolas de pano.
d) Evitar entupimento dos bueiros.
a) Contribuir para a preservação do meio ambiente.
b) Evitar desperdício das sacolas plásticas.
c) Vender mais sacolas de pano.
d) Evitar entupimento dos bueiros.
Leiam o texto Abaixo
Dentes limpinhosAs primeiras escovas de dentes surgiram na China por volta de 1498. Eram feitas
de pêlos de porco trançados em varinhas de bambu. Essas cerdas foram trocadas depois
por pêlos de cavalo, que não eram ainda o material ideal, pois juntavam umidade
e criavam mofo. A melhor solução apareceu em 1938, quando surgiram as primeiras
escovas com cerdas de náilon, usadas até hoje.
Fonte: Revista Recreio, nº 177, 31 de julho, 2003, p.26, Editora Abril.
5. As escovas de hoje são feitas de:
a) Pêlos de cavalo.
b) Cerdas de náilon.
c) Cerdas da China.
d) Pêlos de porco.
a) Pêlos de cavalo.
b) Cerdas de náilon.
c) Cerdas da China.
d) Pêlos de porco.
6. Segundo o texto, as escovas de pêlo de cavalo foram substituídas pelas de náilon
porque:
a) havia pouca matéria prima.
b) os pêlos de cavalo era anti-higiênicos .
c) os pêlos de cavalo causavam dor na gengiva.
d) os pêlos de cavalo juntavam umidade e criavam mofo.
porque:
a) havia pouca matéria prima.
b) os pêlos de cavalo era anti-higiênicos .
c) os pêlos de cavalo causavam dor na gengiva.
d) os pêlos de cavalo juntavam umidade e criavam mofo.
Poodle
Atualmente o poodle é considerado um dos cães mais populares do mundo, principalmente
no Brasil.
Infelizmente, devido à reprodução sem controle, a maioria dos cães que vemos hoje
não estão de acordo com o padrão oficial da raça. É recomendável a aquisição de filhotes
somente através de criadores confiáveis.
A origem da raça não é bem conhecida, mas há indícios de que o poodle seja originário
da França.
O poodle é um cão ativo e muito inteligente, por isso, de fácil treinamento. Segundo
o livro A inteligência dos Cães, de Stanley Coren, o poodle é a segunda raça mais inteligente
e obediente para o trabalho.
Atualmente o poodle é consagrado como um excelente cão de companhia. Extremamente
dócil, carinhoso e brincalhão, é um ótimo amigo das crianças.
Fonte: Adaptação: http://amigocao.cjb.net
não estão de acordo com o padrão oficial da raça. É recomendável a aquisição de filhotes
somente através de criadores confiáveis.
A origem da raça não é bem conhecida, mas há indícios de que o poodle seja originário
da França.
O poodle é um cão ativo e muito inteligente, por isso, de fácil treinamento. Segundo
o livro A inteligência dos Cães, de Stanley Coren, o poodle é a segunda raça mais inteligente
e obediente para o trabalho.
Atualmente o poodle é consagrado como um excelente cão de companhia. Extremamente
dócil, carinhoso e brincalhão, é um ótimo amigo das crianças.
Fonte: Adaptação: http://amigocao.cjb.net
7. No trecho do segundo parágrafo: “É recomendável a aquisição de filhotes somente
através de criadores confiáveis”, a palavra em destaque indica:
a) Um problema.
b) Um pedido.
c) Uma sugestão.
d) Um desejo.
Leia a fábula para responder as questões 8 e 9:através de criadores confiáveis”, a palavra em destaque indica:
a) Um problema.
b) Um pedido.
c) Uma sugestão.
d) Um desejo.
O asno e a carga de sal
Um asno carregado de sal atravessava um rio. Um passo em falso e ei-lo dentro da
água. O sal então derreteu e o asno se levantou mais leve. Ficou todo feliz. Um pouco
depois, estando carregado de esponja às margens do mesmo rio, pensou que se caísse
de novo ficaria mais leve e caiu de propósito nas águas. O que aconteceu? As esponjas
ficaram encharcadas e, impossibilitado de se erguer, o asno morreu afogado.
Algumas pessoas são vítimas de suas próprias artimanhas.
Fonte: Esopo. Fábulas. Porto Alegre: L&M Pocket, 1997, p. 139-140.
19
19
8. Na expressão retirada do texto, “... pensou que se caísse de novo ficaria mais
leve e caiu de propósito nas águas...”, a expressão em negrito pode significar
também:
a) Casualmente
b) Intencionalmente.
c) Coincidentemente.
d) Proporcionalmente.
leve e caiu de propósito nas águas...”, a expressão em negrito pode significar
também:
a) Casualmente
b) Intencionalmente.
c) Coincidentemente.
d) Proporcionalmente.
9. As ações do Asno dão idéia de:
a) Certeza.
b) Fraqueza.
c) Estranheza.
d) Esperteza.
a) Certeza.
b) Fraqueza.
c) Estranheza.
d) Esperteza.
O Brasil no Pólo Sul
Foi no verão de 1982 para 1983 que os brasileiros fizeram as primeiras pesquisas
científicas na Antártica. Por lá, a temperatura no verão é mais amena: em média zero
grau centígrado.
Os brasileiros viajaram nos navios oceanográficos Barão de Teffé, da Marinha, e
Professor W. Besnard, da Universidade de São Paulo. Era o início do Proantar (Programa
Antártico Brasileiro). No verão seguinte, começou a funcionar a Estação Antártica
Comandante Ferraz, que abriga os pesquisadores brasileiros no continente gelado.
Localizada na ilha Rei George, no arquipélago Shetland do Sul, ela funciona até
hoje quase como se fosse uma cidadezinha. Existem alojamentos, laboratórios, sala
de estar, cozinha, ginásio de esportes, biblioteca, sala de comunicações e lugar para
pouso de helicóptero.
Fonte: Almanaque Recreio - São Paulo: Editora Abril, 2003 – p.151.
20Língua Portuguesa – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Prova Brasil - 2009
20Língua Portuguesa – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Prova Brasil - 2009
10. No trecho: “No verão seguinte, começou a funcionar a Estação Antártica Comandante
Ferraz”, a palavra destacada indica:
a) As quatro estações do ano.
b) O local que abriga os pesquisadores.
c) A próxima parada do metrô.
d) O inverno no Pólo Sul.
Ferraz”, a palavra destacada indica:
a) As quatro estações do ano.
b) O local que abriga os pesquisadores.
c) A próxima parada do metrô.
d) O inverno no Pólo Sul.
11. No texto a palavra variações indica:
a) Os produtos que devem ser utilizados para fazer a experiência.
b) Como fazer o papel congelado.
c) Outras possibilidades de se realizar a experiência.
d) O resultado obtido com a realização da experiência.
a) Os produtos que devem ser utilizados para fazer a experiência.
b) Como fazer o papel congelado.
c) Outras possibilidades de se realizar a experiência.
d) O resultado obtido com a realização da experiência.
12. No ditado popular “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”, as
palavras destacadas significam:
a) Parte do dia antes do almoço e neste.
b) Depois e agora.
c) Parte do dia antes do almoço e agora.
d) Um dia após hoje e neste momento.
palavras destacadas significam:
a) Parte do dia antes do almoço e neste.
b) Depois e agora.
c) Parte do dia antes do almoço e agora.
d) Um dia após hoje e neste momento.
Leia a piada abaixo para responder a questão 13:
Juquinha foi visitar o Museu Histórico. Aí, cansou de andar e sentou-se numa cadeira
belíssima que estava no centro da sala. Veio o guarda:
- Meu filho, você não pode sentar aí. Esta cadeira é do Pedro I.
E o Juquinha:
- Não tem problema. Quando ele chegar eu me levanto!
belíssima que estava no centro da sala. Veio o guarda:
- Meu filho, você não pode sentar aí. Esta cadeira é do Pedro I.
E o Juquinha:
- Não tem problema. Quando ele chegar eu me levanto!
11, p.28 - Seção: cartas.
13. O Pedro I da piada era:
a) Amigo do Juquinha.
b) Guarda do museu.
c) Professor de história.
d) Imperador do Brasil.
a) Amigo do Juquinha.
b) Guarda do museu.
c) Professor de história.
d) Imperador do Brasil.
Leia o texto:
Dentes limpinhos
As primeiras escovas de dentes surgiram na China por volta de 1498. Eram feitas de
pêlos de porco trançados em varinhas de bambu. Essas cerdas foram trocadas depois
por pêlos de cavalo, que não eram ainda o material ideal, pois juntavam umidade e criavam
mofo. A melhor solução apareceu em 1938, quando surgiram as primeiras escovas
com cerdas de náilon, usadas até hoje.
As primeiras escovas de dentes surgiram na China por volta de 1498. Eram feitas de
pêlos de porco trançados em varinhas de bambu. Essas cerdas foram trocadas depois
por pêlos de cavalo, que não eram ainda o material ideal, pois juntavam umidade e criavam
mofo. A melhor solução apareceu em 1938, quando surgiram as primeiras escovas
com cerdas de náilon, usadas até hoje.
Fonte: Revista Recreio, nº 177, 31 de julho, 2003, p.26, Editora Abril
14. A idéia central do texto é:
a) Utilidade dos animais.
b) Higiene dental.
c) Pêlos de animais.
d) Invenção de escova de dente
a) Utilidade dos animais.
b) Higiene dental.
c) Pêlos de animais.
d) Invenção de escova de dente
15. No trecho “... Aqui mesmo neste pomar, tens prova disso.” A palavra em destaque
refere-se:
a) Ao mundo que para ele estava errado e a natureza só fazia asneira.
b) A Américo Pisca- Pisca.
c) Aqui mesmo neste pomar.
d) Ao hábito de pôr defeito em todas as coisas.
refere-se:
a) Ao mundo que para ele estava errado e a natureza só fazia asneira.
b) A Américo Pisca- Pisca.
c) Aqui mesmo neste pomar.
d) Ao hábito de pôr defeito em todas as coisas.
16. No frase: “Sonhou com o mundo novo reformado inteirinho pelas suas mãos.
Uma beleza!”, o termo em destaque refere-se às mãos:
a) Do Mundo.
b) Do Pisca-pisca.
c) Das jabuticabeiras.
d) Da Natureza.
Leia a fábula abaixo:
A Cigarra e a Formiga
A cigarra passou todo o verão cantando, juntando seus grãos.
Quando chegou o inverno, a cigarra veio à casa da formiga pedir que lhe desse o
que comer.
A formiga então perguntou a ela:
A cigarra passou todo o verão cantando, juntando seus grãos.
Quando chegou o inverno, a cigarra veio à casa da formiga pedir que lhe desse o
que comer.
A formiga então perguntou a ela:
- E o que é que você fez durante todo o verão?
- Durante o verão eu cantei – disse a cigarra.
E a formiga respondeu:
Muito bem, pois agora dance!
- Durante o verão eu cantei – disse a cigarra.
E a formiga respondeu:
Muito bem, pois agora dance!
Fonte: ROCHA, Ruth. Fábulas de Esopo. São Paulo: FTD, 1993.
17. No trecho: “Quando chegou o inverno, a cigarra veio à casa da formiga pedir que
lhe desse o que comer”. A palavra destacada se refere a:
a) Casa.
b) Formiga.
c) Inverno.
d) Cigarra.
Leia o texto abaixo:
Lado a lado, bem bolado
Ricardinho andava sem sorte. Acho até que, se ele fosse jogar cara-ou-coroa ou
par-ou-ímpar dez vezes seguidas, perderia todas.
O caso é que ele tinha aprendido que “em cima” se escreve separado e “embaixo”
se escreve junto. Mas, na hora de escrever suas redações, ele seeeeempre se confundia
e acabava fazendo tudo ao contrário.
Foi queixar-se prá Vovó. Afinal, a Vovó tinha sido professora a vida inteira e sabia
tudo, tudinho mesmo de todas as coisas...
Lado a lado, bem bolado
Ricardinho andava sem sorte. Acho até que, se ele fosse jogar cara-ou-coroa ou
par-ou-ímpar dez vezes seguidas, perderia todas.
O caso é que ele tinha aprendido que “em cima” se escreve separado e “embaixo”
se escreve junto. Mas, na hora de escrever suas redações, ele seeeeempre se confundia
e acabava fazendo tudo ao contrário.
Foi queixar-se prá Vovó. Afinal, a Vovó tinha sido professora a vida inteira e sabia
tudo, tudinho mesmo de todas as coisas...
Fonte: Revista Nova Escola. Vol. 4. Edição Especial. p.18.
18. No trecho: “ Foi queixar- se pra Vovó.” O termo sublinhado refere-se:
a) À Vovó.
b) A tudinho.
c) A Ricardinho.
d) À sorte.
a) À Vovó.
b) A tudinho.
c) A Ricardinho.
d) À sorte.
Leia o texto:
A hora certa de aprender
10:00 – E moleza para os mais velhos
Priscila Razon, de 15 anos, começa a se espreguiçar. Ela estuda na mesma escola
de Larissa, mas suas aulas são à tarde. Só no meio da manhã o cérebro da jovem dá os
comandos para o corpo pular da cama. Outros hormônios dessa fase do crescimento
fazem com que seu relógio biológico se atrase em algumas horas. Por isso, o dia está
apenas começando para ela.
10:00 – E moleza para os mais velhos
Priscila Razon, de 15 anos, começa a se espreguiçar. Ela estuda na mesma escola
de Larissa, mas suas aulas são à tarde. Só no meio da manhã o cérebro da jovem dá os
comandos para o corpo pular da cama. Outros hormônios dessa fase do crescimento
fazem com que seu relógio biológico se atrase em algumas horas. Por isso, o dia está
apenas começando para ela.
Fonte: : Revista Nova Escola. Vol. 4. Edição Especial. p.18
19. No trecho “o dia está apenas começando para ela”. A palavra em negrito se
refere a:
a) Escola.
b) Priscila.
c) Larissa.
d) Horas.
Leia o texto abaixo:
Cuidado com a dengue
Os casos de dengue estão aumentando por todo o país e precisamos combater
esse mal. É claro que, para isso, precisamos acabar com o mosquito AEDES AEGYPTI,
transmissor da doença.
Cuidado com a dengue
Os casos de dengue estão aumentando por todo o país e precisamos combater
esse mal. É claro que, para isso, precisamos acabar com o mosquito AEDES AEGYPTI,
transmissor da doença.
Almanaque do Chico Bento, nº 73 – Globo – 2003 – p. 35.
20. No trecho: “Os casos de dengue estão aumentando por todo o país e precisamos
combater esse mal”, a palavra em destaque refere-se:
a) À dengue.
b) Ao país.
c) A nós.
d) Ao mosquito.
combater esse mal”, a palavra em destaque refere-se:
a) À dengue.
b) Ao país.
c) A nós.
d) Ao mosquito.
Leia o texto:
Gruta da comadre onça
A onça caiu da árvore e ficou doente. Como não pudesse caçar, padecia de fome.
Aí, chamou a irara e disse:
- Comadre Irara, corra o mundo e diga à bicharada que estou à morte e que venham
me visitar.
A irara partiu, deu o recado e os animais, um a um, começaram a visitar a onça.
Vem o veado, vem a capivara, vem a cutia, vem o porco-do-mato. Veio também o
jabuti.
Mas o jabuti, antes de entrar na toca, teve a lembrança de olhar para o chão. Viu só
rastros entrantes: não viu nenhum rastro sainte. E desconfiou:
- Hum!... Nesta casa, quem entra não sai. Em vez de visitar a onça doente, eu vou
rezar por ela...
E foi o único que se salvou.
Gruta da comadre onça
A onça caiu da árvore e ficou doente. Como não pudesse caçar, padecia de fome.
Aí, chamou a irara e disse:
- Comadre Irara, corra o mundo e diga à bicharada que estou à morte e que venham
me visitar.
A irara partiu, deu o recado e os animais, um a um, começaram a visitar a onça.
Vem o veado, vem a capivara, vem a cutia, vem o porco-do-mato. Veio também o
jabuti.
Mas o jabuti, antes de entrar na toca, teve a lembrança de olhar para o chão. Viu só
rastros entrantes: não viu nenhum rastro sainte. E desconfiou:
- Hum!... Nesta casa, quem entra não sai. Em vez de visitar a onça doente, eu vou
rezar por ela...
E foi o único que se salvou.
Fonte: PASSOS, Lucina Maria Marinho. Alegria do Saber, 2006, p.46.
21. Por que motivo o jabuti não entrou na gruta?
a) Por não conseguir chegar até lá.
b) Faltou coragem para entrar.
c) Por descobrir a real intenção da onça.
d) Porque não teve dó da onça.
21. Por que motivo o jabuti não entrou na gruta?
a) Por não conseguir chegar até lá.
b) Faltou coragem para entrar.
c) Por descobrir a real intenção da onça.
d) Porque não teve dó da onça.
Leia o texto abaixo:
A incapacidade de ser verdadeiro
Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo
dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra
no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos feito um queijo, ele
provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi
proibido de jogar futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela
chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo
céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o doutor Epaminondas abanou a cabeça:
- Não há nada a fazer, dona Colo. Este menino é mesmo um caso de poesia.
Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo
dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra
no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos feito um queijo, ele
provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi
proibido de jogar futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela
chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo
céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o doutor Epaminondas abanou a cabeça:
- Não há nada a fazer, dona Colo. Este menino é mesmo um caso de poesia.
Fonte: Adaptação: ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos plausíveis.
22. Para o doutor Epaminondas, o problema do menino, personagem do texto acima é:
a) Ser mentiroso.
b) Ser criativo.
c) Enganar a mãe.
d) Ficar de castigo.
Leia o texto abaixo:22. Para o doutor Epaminondas, o problema do menino, personagem do texto acima é:
a) Ser mentiroso.
b) Ser criativo.
c) Enganar a mãe.
d) Ficar de castigo.
Vira-pulga
“Eu sou um cachorro de cidade. Não tenho raça nenhuma, me chamam injustamente
de vira-lata, quando na verdade deviam me chamar de fura-saco, pois não existe mais
lata de lixo hoje pela rua. Apesar de ser um vira-lata, ou melhor, um fura-saco, eu tenho
nome: Palito, que foi dado por minha dona, que achava o meu latido muito fino...”
Fonte: Diléa Frate. Histórias de acordar. São Paulo. Companhia das Letrinhas. 1996. p. 69.
23 O cachorro se chama Palito porque:
a) Late finíssimo.
b) É um cachorro de rua.
c) É um fura-saco.
d) Não tem nenhuma raça.
a) Late finíssimo.
b) É um cachorro de rua.
c) É um fura-saco.
d) Não tem nenhuma raça.
Fandango (dança cultura popular)
É mais comum no sul e sudeste do país, principalmente no litoral. Os participantes
formam rodas ou pares. Em algumas variações, os dançarinos arrastam os pés,
enquanto em outras, batem os pés para marcar o ritmo. Para isso, os homens usam
botinas com saltos ou tamancos de madeira. O acompanhamento musical é feito por
viola, rabeca, pandeiro e sanfona. Nos estados do Nordeste, o fandango também é
conhecido como marujada.
Fonte: Almanaque Recreio. São Paulo: Editora Abril. 2003. p. 92
.
24. No trecho “Em algumas variações, os dançarinos arrastam os pés, enquanto
em outras, batem os pés para marcar o ritmo”, as expressões em destaque dão
idéia de:
em outras, batem os pés para marcar o ritmo”, as expressões em destaque dão
idéia de:
a) Ordem.
b) Modo.
c) Causa.
d) Lugar.
Leia o texto abaixo:b) Modo.
c) Causa.
d) Lugar.
O Sapo e o Escorpião
Certa vez, um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio.
O escorpião vinha fazer um pedido:
“Sapinho, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?”
O sapo respondeu: “Só se eu fosse tolo! Você vai me picar, eu vou ficar paralisado
e vou afundar.”
Disse o escorpião: “Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos.”
Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas,
enquanto nadava para atravessar o rio.
No meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo.
Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião
e perguntou: “Por quê? Por quê?”
E o escorpião respondeu: “Porque sou um escorpião e essa é a minha natureza.” “E
eu não posso mudá-la.”
Fonte: www.geocities.com/~esabio/http://www.escorpiao.vet.br/parabola.html
Leia a fala do escorpião no final da fábula e responda.
25-Na expressão: E eu não posso mudá-la “, o la refere-se à:
a) Água do rio.
b) Margem do rio.
c) Natureza do escorpião.
d) Voz do escorpião.
a) Água do rio.
b) Margem do rio.
c) Natureza do escorpião.
d) Voz do escorpião.
Clicar no Link para Acessar a segunda parte da atividade
SPAECE 5 ANO PORTUGUÊS
SPAECE 5 ANO MATEMÁTICA
http://www.anossaescola.com/cr/testes/dulcilene/simuladodospaecematematicabloco12009_1.htm
http://www.anossaescola.com/cr/testes/dulcilene/simuladodospaecematematicabloco22009.htm
SPAECE 9 ANO MATEMÁTICA
http://www.anossaescola.com/cr/testes/torresdemelo/2011provabrasilmatematicabloco1nonoano.htm
SPAECE 9 ANO PORTUGUÊS
http://www.anossaescola.com/cr/testes/dulcilene/simuladononoanoportuguesbloco4spaece_1.htm
http://www.anossaescola.com/cr/testes/dulcilene/simuladoportuguesnonpanospaece.htm
TESTES ONLINE
http://www.anossaescola.com/cr/testes_index.asp
SPAECE 9 ANO PORTUGUÊS
http://www.anossaescola.com/cr/testes/dulcilene/simuladononoanoportuguesbloco4spaece_1.htm
http://www.anossaescola.com/cr/testes/dulcilene/simuladoportuguesnonpanospaece.htm
TESTES ONLINE
http://www.anossaescola.com/cr/testes_index.asp
o simulado foi otimo.
ResponderExcluirO simulado foi ótimo...Ajudará muito na hora de fazer a prova.Concerteza teremos um bom desempenho!
ResponderExcluirO simulado foi confuso apesar da gente nao ter olhado alguns assuntos do que foi passado acho até q me dei bem tirei 6,00 nota otima para mim...
ResponderExcluiro simulado foi otimo!!!
ResponderExcluirgostei muito.
Belissimo trabalho,e uma forma muito melhor de aprender.
ResponderExcluirparabéns por ser uma professora muito inteligente.
Luis Gustavo.
foi muito interessante gostei muito
ResponderExcluirass: venicios Andrade
algumas questões são dificeis outras são faceis, mas não impossivel de fazer. Gostei.
ResponderExcluiro simulado foi ótimo pois amaioria das questões estavam faceis
ResponderExcluirBom, agora sou eu! Achei ótimo mesmo, super exercitante e estimula a gente a gostar do português! Logo confiei logo, pois foi escolhido por uma super professora, sabia e espetacular ñ tem o q discutir!100 palavras (se entender por "sem" é pq não tem do q reinvindicar e se entender por "100" com certeza serão 100 palavras boas!)
ResponderExcluirAdoreeeeeeeeeeeeeei!É só postar + e + q a gente soluciona!
Um Abraço do tamanho da soma dos grãos de areia!
Inumeras visitas
Arthur